Viagem para Uzbequistão

Um dos países que contém maior eixo histórico no mundo, que vivenciou vários impérios, dentre eles, o Persa e vários outros momentos. Esse é o Uzbequistão, uma nação diferente e marcante.

Conheça

O Uzbequistão é um dos dois únicos países duplamente encravados do mundo – isto é, ele não só não tem acesso ao mar, como ainda é cercado por países que também não o têm. Localizado na Ásia Central, o país, apesar dessa característica peculiar, sempre foi marcado, desde os mais remotos dos tempos, pelo cruzamento de culturas, já que ele fica bem no meio da rota entre o Mediterrâneo e a China. Por isso, falar do Uzbequistão é falar de um país multiétnico e multicultural, que encanta os turistas pela mistura de estilos e pela pluralidade ímpar.

Afinal de contas, o Uzbequistão é um país jovem, com apenas 25 anos de existência. Ao longo dos séculos, ele já foi conquistado e dominado por diversos povos, como persas, turcos, iranianos e macedônios, até se tornar parte da Rússia e da extinta União Soviética. O maior exemplo dessa mistura é a cidade-patrimônio de Samarkand, que fascina por seus monumentos de diversas épocas, pelas mesquitas, pelas edificações e pelos palácios – numa coexistência arquitetônica de encher os olhos. A fortaleza de Bukhara, outra cidade histórica uzbeque, também é um importante exemplo, já tendo sido a sede de muitos governos locais e defendido bravamente o Uzbequistão de invasões externas rivais. Por isso, mesmo que o Uzbequistão seja em sua maioria um país muçulmano formado pela etnia uzbeque, basta caminhar por suas ruas para encontrar um povo que tem em sua diversidade seu mais valioso tesouro.

Até mesmo Tashkent, a moderna capital do Uzbequistão, é assim: de um lado, há a cidade velha e, de outro, há os arranha-céus e torres gigantescas da cidade nova, como a Torre de Televisão, com mais de 365 metros de altura. Assim, fazer uma viagem para o Uzbequistão é mergulhar num país que, a despeito de sua posição apertada no mapa, conseguiu unir o melhor de muitos mundos, deixando turistas apaixonados e encantados.


Aeroporto: Aeroporto Internacional de Tashkent (TAS).

Capital: Tashkent.

Moeda: Som uzbeque.

Idioma: Uzbeque.

Visto: É necessário.

Vacinas: Vacina de febre amarela.

Código do telefone: 998.

Eletricidade: 220V.

Fuso horário: 7 horas a mais que o horário de Brasília.

Melhor época para visitar: Entre abril e junho e entre setembro e outubro.

Samarkand

Uma das mais antigas cidades da Ásia Central, Samarkand se destaca por ser o encontro entre diversas culturas, que dominaram a região ao longo dos séculos. Primeiramente, ela foi fundada no século VII antes de Cristo no fim da Era Paleolítica e depois ela foi conquistada pelos persas, por Alexandre O Grande, por iranianos, novamente pelos persas, pelos turcos e pelos russos, até se tornar parte do atual Uzbequistão. Devido a isso, ela é Patrimônio da Humanidade desde 2001, em virtude de seu centro histórico multicultural, com destaque para a antiga praça Ragistan e para a imponente mesquita quatrocentista de Bibi-Khanym.

Arco de Bukhara

Essa imponente fortaleza, datada do século V, também é fruto da diversidade étnica e cultural uzbeque, tendo servido como a sede de sucessivos governos que dominaram a região ao longo da História. Ela resistiu bravamente contra a invasão de inúmeros povos bárbaros e rivais até cair perante a Rússia em 1920. De arquitetura islâmica e com paredes e torres de pedra majestosas, a fortaleza é hoje um dos principais pontos turísticos do país, atraindo milhares de visitantes todos os anos.

Torre de Televisão de Tashkent

Com 365 metros de altura, essa torre de televisão é a maior estrutura da Ásia Central e uma das mais altas do mundo. Ela foi construída de 1978 a 1985 e se destaca por sua arquitetura de inspiração soviética, com direito a traços futuristas que hoje são o maior símbolo da capital do Uzbequistão, a cidade de Tashkent. Se você tiver coragem, suba até seu deque de observação, situado a 97 metros de altura do nível do chão, para contemplar a paisagem da região.

Museu Amir Timur

Esse museu de Tashkent, inaugurado em 2006, celebra a figura do conquistador Amir Timur, que, no século XIV, conseguiu dominar extensas porções do sul, do centro e do oeste da Ásia. Por isso, a coleção do museu tem impressionantes objetos dedicados à vida e à trajetória desse militar, contando com manuscritos antigos, pinturas e entalhes da época em que Timur viveu e floresceu. Atente-se ainda para os fantásticos e grandiosos murais do hall principal do museu, de inspiração largamente soviética.

Teatro Navoi

Se você é fã de música e ópera, você precisa conhecer esse belíssimo teatro de Tashkent. Construído durante a dominação russa, de 1942 a 1947, o museu é dedicado a uma das maiores figuras culturais da Ásia Central, o poeta, escritor e pintor Alisher Navoi. Sua arquitetura, luxuosa por dentro e por fora, já justifica a visita, porém não deixe de conferir a agenda de shows do local.

Central Asian Plov Centre

A comida é bem simples, feita com temperos e ingredientes locais para quem deseja conhecer a autêntica culinária uzbeque. Por isso, não se irrite com o atendimento, um tanto desatento e lento, e curta a espera para contemplar os locais, que são maioria nesse restaurante de Tashkent. Dentre os destaques do menu, peça o arroz pilaf, um prato em que o arroz é cozido com inúmeras especiarias e pode vir com carne, peixe, vegetais e até mesmo frutas secas. Simplesmente uma delícia!

Caravan

O lugar é simplesmente lindo! Ele tem uma agradável área externa com maravilhosas toalhas coloridas, cestas de palha penduradas na parede e ainda pétalas de rosas espalhadas pelo chão. Obviamente o foco desse restaurante de Tashkent é a boa comida uzbeque, feita como manda a tradição da Ásia Central. Dentre os destaques, há pasteizinhos chamados samsa, feitos com carne e assados num recipiente típico chamado tandoor.

Plov-Samsa.uz

Outro lugar típico de Tashkent é esse maravilhoso restaurante, que fica bem na área central da capital uzbeque. Ali os destaques são obviamente as samsa e os pratos de arroz pilaf, que podem ser provados e aprovados na agradável área externa do local. Caso queira algo diferente bem gostoso e saboroso, peça ajuda para os garçons e atendentes do restaurante, que falam fluentemente inglês.

Restaurant Samarkand

Localizado em Samarkand, a terceira maior cidade do Uzbequistão, esse restaurante é maravilhoso por dentro! Nas paredes, objetos típicos uzbeques dão um charme a mais ao ambiente, que lembra uma mansão clássica da região. Enquanto saboreia uma ou outra iguaria da culinária do Uzbequistão, aproveite para ouvir as fantásticas bandas ao vivo, que reproduzem a legítima música folclórica local.

Restaurant Old Bukhara

Já esse restaurante fica na parte histórica de Bukhara. Ele tem uma vista excepcional para os prédios e monumentos antigos da cidade, bem como um cardápio focado em espetos caucasianos, isto é, feitos com carne de cordeiro e bastante especiaria. Basta morder e sentir a carne desmanchando na boca de tão macia. Para acompanhar, há batatas e vegetais grelhados fabulosos.

The Great Game Sports Café

Depois de um dia de passeios pela encantadora Tashkent, reserve algumas horas de sua noite para visitar esse bar, bastante conceituado e conhecido no Uzbequistão. Ali há vários televisores para você acompanhar eventos esportivos dos mais variados, como o campeonato de futebol inglês, lutas de MMA e a Copa do Mundo. Além disso, há maravilhosas cervejas nacionais e importadas para você molhar a garganta enquanto assiste a uma ou outra partida.

Opera Night Club

Outro point da vida noturna no Uzbequistão é esse clube de Tashkent. Ele fica aberto das 18h às 04 horas da manhã, destacando-se pela música maravilhosa, pelo público seleto e pelo ambiente mais sofisticado. Por isso, atente-se para o dress code do bar, que é bastante rigoroso. Caso queira gastar pouco, vá no horário de baixo movimento – das 18h às 23h – e beba cervejas e drinks promocionais!

Diplomat

Esse clube noturno é igualmente seleto e exclusivo. Ele é dedicado a quem adora uma música animada e divertida num ambiente igualmente especial. Afinal seu salão é todo decorado com neons, enquanto são reproduzidos hits russos e ocidentais. Caso queira comer algo por lá mesmo, há um eficiente menu de culinária russa para você se esbaldar!

Asia Underground Nightclub

Adjacente ao Asia Bukhara Hotel, o clube se destaca por ser um dos melhores locais da vida noturna em Bukhara. Ali o público é majoritariamente formado por turistas, que se divertem ao som de hits tradicionais das décadas passadas, principalmente de gêneros como disco e pop rock. Além disso, ele tem uma bela decoração e é um lugar ótimo para saborear bons drinks.

Paradise Land

Trata-se de um restaurante-clube da cidade uzbeque de Samarkand. Ali, enquanto você saboreia pratos típicos da Ásia Central, pode curtir shows e danças folclóricas tradicionais da região, tudo feito de forma muito talentosa e eficiente. Destaque para a linda ambientação do local, com direito a muita madeira e a objetos de artesanato local.

Mais detalhes sobre o destino

Moeda oficial Som uzbeque.

Língua oficial Uzbeque

Pacotes para Uzbequistão

Atendimento Personalizado

Quer realizar a viagem de sua vida? Preencha o formulário abaixo e tire todas suas dúvidas com um de nossos atendentes!