Viagem para Samaná

Ao irmos à praia, imaginamos encontrar na água alguns peixes pequeninos passando por nossas pernas. Entretanto, em Samaná o espetáculo é mais belo e marcante aos olhos de qualquer pessoa!

Saiba mais

Conheça

Um paraíso ainda escondido da República Dominicana

Pense rápido: qual o seu destino preferido da República Dominicana? Com certeza, muitos haverão de dizer Santo Domingo, sua capital e maior cidade, ou então Punta Cana, o paraíso dos resorts all-inclusive que encantam brasileiros há anos. E se você descobrir que uma cidade com praias paradisíacas, muito menos badalação, uma natureza intocada e ainda uma fauna nativa impressionante tem preços mais em conta que esses destinos e ainda oferece encantos que fascinam os cinco sentidos? Pois é, esse lugar, escondido e ainda pouco explorado pelos brasileiros, se chama Samaná, uma cidade de 108 mil habitantes localizada numa península do centro-norte do país.

Fundada no século XVIII por espanhóis vindos das Ilhas Canárias com o nome oficial de Santa Bárbara de Samaná, a cidade é para quem está cansado da mesmice e quer curtir o melhor que o Mar do Caribe tem para oferecer. Basta pegar um barco de sua baía, onde casinhas coloridas se enfileiram, dando um ar de desenho animado à cidade, e se dirigir às suas muitas ilhas e às suas praias de águas límpidas e mornas. A Playa Las Galeras, com o seu agito, e a Rincón, com seus coqueiros e sua piscina natural, são algumas dessas praias, que saltam aos olhos de tão belas e tropicais. Aos amantes de floresta e cavernas, o pacote para Samaná precisa contar com um passeio para os Haitises, um arquipélago onde vivem inúmeras aves e onde há estalactites in-crí-veis. E que tal se deparar com as baleias-jubarte em seu período de procriação, que invadem as águas de Samaná de dezembro a abril para terem seus filhos. Não à toa, a cidade é considerada o principal refúgio de baleias do mundo.

Assim, ao pensar novamente na República Dominicana, será que Samaná também está na lista de destinos a serem conhecidos? Linda, fascinante e única, ela é um lugar que transborda encantos e magia. Fazer uma viagem para Samaná é desvendar um dos grandes paraísos do mundo e descobrir o quão a América Latina tem paisagens de cair o queixo, dignas de filmes e de telenovelas.


Aeroporto: Aeroporto Internacional de Samaná El Catey (AZS).

Moeda: Peso dominicano.

Idioma: Espanhol.

Visto: Não é necessário.

Vacinas: Não são necessárias.

Código do telefone: 1-809, 1-829 e 1-849.

Eletricidade: 110V.

Fuso horário: 01 hora a menos que o horário de Brasília.

Melhor época para visitar: De dezembro a abril.

Playa Las Galeras

O nome dessa praia já diz tudo: trata-se de um point badalado e movimentado da península de Samaná, acessado apenas por barco. Lindos coqueiros e águas claras e calmas fazem a festa de turistas que desejam descansar e descarregar as baterias. Num dos pedaços da praia, a Playa Madama, dá para fazer snorkeling e nadar entre os peixes típicos da região.

Playa Rincón

Outra praia acessada apenas por barco, a Rincón é bem diferente da Las Galeras. Nada de badalação. Apenas o sossego de uma faixa litorânea que se encontra com um rio. Por causa disso, há uma espécie de lagoa natural onde se misturam a água doce e geladinha do rio com a água morna e salgada do mar. Um contraste maravilhoso, enriquecido pelo pouco movimento e pelas lindas paisagens do Caribe dominicano.

Playa las Ballenas

A província de Samaná é conhecida, dentre outras coisas, pelas baleias, que ali vivem durante o período de procriação. Por isso, entre um passeio e outro, aproveite essa praia, situada bem próxima do centro da cidade, que geralmente tem uma ou outra baleia descansando, para alegria dos turistas. Além disso, a água é morninha e muito calma, perfeita para quem quer relaxar.

Parque Nacional Los Haitises

Esse incrível parque nacional é um must go inevitável para quem adora natureza e diversidade animal. Os Haitises tratam-se de ilhas repletas de grutas, cavernas, estalactites e belos manguezais onde vivem muitas aves (algumas das quais podem ser encontradas ao longo do passeio) e até mesmo índios, os tainos. Fantástico, o tour é guiado e bastante explicativo.

Baía de Samaná

A baía de Samaná é de onde saem os barcos e as expedições rumo às intocadas e maravilhosas ilhas da região. No entanto, ali também valem muitos cliques e um delicioso passeio, já que suas casinhas coloridas formam uma paisagem fantástica. São casinhas que parecem ter saído de um desenho animado de tão vivas e intensas que suas cores são, havendo sobradinhos amarelos, azuis, verdes, vermelhos... realmente, um ótimo lugar para descansar e tirar fotos!

Le Tre Caravelle

A decoração desse restaurante, situado na região de Las Terrazas, já surpreende positivamente os visitantes. Com uma vista linda para o mar, ele tem deliciosas varandas e ainda salões confortáveis repletos de pinturas e esculturas. Sua comida, muito bem apresentada e que utiliza ingredientes frescos, tem inspiração internacional, havendo massas, carnes e saladas.

El Monte Azul – Pierre et Vanina

O nome tem tudo a ver com o restaurante: ele fica no topo de um morro – o Monte Azul –, do lado da casa dos donos, Pierre e Vanina. Por isso, você precisa passar por uma estrada de terra. Ainda assim, vale muito a pena o restaurante, graças a sua decoração familiar, à vista panorâmica que ele tem e à comida, que flerta com as culinárias tailandesa e francesa. Peça o pad thai, delicioso!

Restaurante Mi Corazón

O restaurante é elegante e fica a 02 quilômetros da Playa de las Ballenas. Com um ótimo custo-benefício, ele foca em ingredientes frescos típicos da região. Por isso, que tal experimentar os deliciosos camarões dominicanos? Ou então os peixes? Tudo muito bem apresentado, com direito a lindas disposições e a empratamentos criativos.

El Cabito

Nem que seja para tomar água, você precisa ir ao El Cabito, um restaurante situado praticamente à beira-mar na Playa Las Galeras. Afinal, a vista para a praia e para todo o Caribe é lindíssima. Não há coisa melhor do que comer ou beber algo vendo um pôr do sol ali! De noite, o destaque vai para as velas, que deixam o ambiente muito mais romântico, e para a música ao vivo, que acompanha com maestria os ótimos pratos.

Boulangerie Française

Entre um passeio e outro, reserve um tempinho para essa deliciosa boulangerie, que segue o estilo francês. Mas ainda assim, há espaço para os produtos dominicanos, como o café típico, feito com grãos plantados ali mesmo no país. Para acompanhar, escolha um dos donuts, supermacios e deliciosos.

La Bodega

Não vá dormir cedo para aproveitar a vida noturna de Samaná. Com um ambiente simples e aconchegante, o foco são as bachatas, um ritmo típico do Caribe que embala as noites de turistas e locais. Por isso, pegue os calçados confortáveis, junte-se aos professores de dança, aprenda os passos e caia na pista! A tendência é você sair de lá só quando o sol raiar!

Gaia Nightclub

Esse clube noturno de Las Terrazas tem o estilo que muitos procuram para curtir as noites acordado e com os amigos. Decoração colorida, luzes, neons e até mesmo muitos espelhos e brilho dão o tom do Gaia, que tem música alta e bons drinks. O legal é que ele tem três andares, onde são reproduzidos três gêneros diferentes, para os mais variados públicos se sentirem representados.

Locura

A decoração rústica e com uma pegada moderna é onde boa parte dos turistas e locais se diverte nas quentes noites de Samaná. Por isso, não se surpreenda se o lugar estiver cheio ou então movimentado e aproveite para conhecer gente nova, dos mais variados países. Além de música nas alturas, há maravilhosos panini para você comer, sanduíches prensados recheados de diversos ingredientes.

El Mosquito

Situado na orla de Samaná, o El Mosquito tem como codinome ser um “art bar”. Em outras palavras, ali música da mais alta qualidade é reproduzida, tanto por artistas conhecidos quanto por músicos e bandas ainda em ascensão. Por isso, não se surpreenda se você perceber que ele é eclético, abordando desde os gêneros latinos até hip hop, reggae, jazz e rock n’roll. Realmente, um local muito diplomático, para os mais variados gostos!

Mundo Puro

Trata-se de uma verdadeira instituição de Samaná. Melhor ainda, trata-se de um patrimônio, onde jovens, turistas e locais se encontram para curtir a noite e para comprar lembranças para os parentes e para os amigos. Afinal, é ali, nessa pequena loja de aspecto tradicional e fachada verde, que são vendidos cigarros legítimos, rum e outras delícias que transportam os visitantes para o mágico mundo do Caribe. Realmente, vale a loucura das filas!