Viagem para a Macedônia do Norte

A Macedônia do Norte (ou Macedônia do Norte em português europeu) é um país da Península Balcânica, no sudeste da Europa. É um dos estados sucessores da antiga Iugoslávia em 1991. Este país faz fronteira com o Kosovo a noroeste, a Sérvia a norte, a Bulgária a leste, a Grécia a sul e a Albânia a oeste2. A Macedônia do Norte tem cerca de cinquenta lagoas e três lagos naturais: Ohrid, Prespa e Doiran. O clima é mediterrâneo a continental, com verões quentes e secos e invernos moderadamente frios

Saiba mais

Conheça

Macedônia do Norte

A Macedônia do Norte é uma antiga república da Iugoslávia que declarou sua independência em 1991 e recentemente passou por uma mudança no nome a fim de evitar qualquer possibilidade de relação com a região homônima do norte da Grécia e seus habitantes. Antes conhecida como República da Macedônia agora se chama República da Macedônia do Norte.

No decorrer dos séculos esse país foi ocupado por diversos povos, resultando em uma mistura incrível de culturas, histórias e paisagens que são perceptíveis por todo o seu território. É integrante do conjunto de países do leste europeu conhecido como Balcãs e, embora seja um país pequeno e sem saída para o mar, possui inúmeros atrativos turísticos como: pequenas aldeias, regiões de vinícolas, montanhas, parques e lindos lagos. Um dos mais lindos e antigos lagos do mundo nomeado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO está na Macedônia do Norte: Lake Ohrid.  Esse é o mais famoso do país e durante o verão é o destino preferido da população local e dos turistas que transformam o lago em praia.

Em 1910 na capital Skope (Escópia) nasceu a sua filha mais ilustre: Madre Teresa de Calcutá, conhecida no mundo todo e condecorada por diversos países pelo seu trabalho missionário e de caridade com os mais necessitados. A casa que ela nasceu e cresceu está aberta ao público para visitação com uma coleção de objetos pessoais. Algumas histórias antigas e controversas dizem que Alexandre O Grande também nasceu por aqui, inclusive tem uma estátua dele na capital, enquanto outras dizem que ele nasceu na Macedônia, região noroeste da Grécia.

Sem dúvida esse é um destino que vai encantar por sua diversidade cultural e paisagens de tirar o fôlego que valerão a pena e te proporcionará lembranças memoráveis.


Informações

Aeroporto: Aeroporto Internacional de Escópia (SKP)

Moeda: Dinar Macedônio (US$ 1 = 56,66 dinares macedônios)

Idioma: Macedônio/Inglês

Visto: O visto não é necessário.

Vacinas: não é necessário.

Código de telefone: +389

Eletricidade: 230V

Fuso horário: 5 horas a mais que o horário de Brasília.

Pontos de atração na Macedônia do Norte:

Skopje (Escópia)
A capital da Macedônia do Norte é a maior cidade do país e concentra cerca de um terço da população. Chegando aqui, você vai encontrar uma mescla de antiguidade e modernidade além de uma cidade vibrante e cheia de vida. Os pontos mais visitados são: Lake Matka, Old Bazaar, Skopje, Mountain of Vodno, Macedonia Square e o Millennium Cross.

Ohrid (Ocrida)
Depois da capital, Ohrid é o destino favorito e o mais famoso, procurado não só pelos turistas, mas também pela população local. Aqui o que se destaca são as belezas naturais de tirar o fôlego e que falam por si só. Como o país não tem mar, o lago da cidade é transformado em praia (de água doce) durante o verão, o que torna a cidade agitada e com diversas atrações durante esse período. Os pontos mais visitados são: Lake Ohrid, Monastery of Saint Naum, St. Jovan Kaneo, National Park Galicica, Tsar Samuel's Fortress.
Além dessas conhecidas cidades e seus pontos turísticos, a Macedônia do Norte conta também com lugares menos badalados, mas não menos bonitos que valem a pena uma visita, como: O Lago Prespa, Struga, Bitola, Parque Nacional de Mavrovo, Stobi, Tikves (capital do vinho), Kumanovo, Strumica entre outros.

Struga
Cidade da Poesia Struga é uma cidade e popular destino turístico situado na região sudoeste da República da Macedônia, nas margens do Lago Ohrid. Uma vez conhecido como "Enchalon" -Eel, Struga tem uma população de aproximadamente 15 000 habitantes. Sabe-se desde a época dos Ilirs, e muitos escritores antigos de guias de viagem notaram que Struga era uma cidade muito vívida, com comércio desenvolvido, grandes mercados e as casas dos cidadãos ricos eram sempre bonitas e decorativas. É por isso que o conhecido ditado: "Não há outro lugar como Struga" existe desde então. Exceto o lago Ohrid, em Struga, existe um rio chamado Crn Drim, que flui suavemente pela cidade, pois não deseja incomodar os visitantes que andam ao longo de suas margens, emocionados por suas águas cristalinas. À noite, quando muitas luzes são acesas, o rio tem uma visão ainda melhor pelo reflexo da luz de suas águas. No caminho para o Mar Adriático, o Drim forma dois lagos Globochitsa e Shpilye, que são cercados por paisagens magníficas. Grande parte da baixa renda da cidade é através do turismo interno. A localização de Struga no lago Ohrid torna uma experiência um pouco mais tranquila e pacífica do que a mais movimentada Ohrid. Ao visitar esta cidade tranquila, existem alguns outros lugares que mostram a beleza e a cultura, como os vasos de barro na casa dos irmãos Miladinovci, o antigo bazar Struga, as igrejas e mesquitas centenárias. Antes da noite, você pode desfrutar de três tipos de praias, denominadas Praia Masculina, Praia Feminina e a mais bonita, Galeb (Gaivota), localizada pouco antes do estuário do rio Crn Drim (Black Drim). Todo mês de agosto, na Ponte de Poesia, acontecem as noites de poesia de Struga, visitadas por poetas, escritores e artistas de todo o mundo.Todo verão no centro cultural de Struga - cena aberta no verão, é organizada a cinemania e o festival de música ('Come, Row '), incluindo rock, metal, electro, hip hop, r'n be muitos outros grupos de todo o país. À noite, você pode caminhar pelo lago, pelo rio ou pelas discotecas mais populares, como a praia de Oaza, Biser e Tullamur. Também há bares e pubs muito bonitos, localizados à beira do lago, do rio e no centro de Struga, como como Grifon, Tullamore Dew, Plivalishte, Ženska Plaža Cinema, Almirante, Álbum, Rua, Sweet Cafe, Aquário e muitos outros.

Krusevo
A cidade de Etno Mencionado em documentos do século XV, Krusevo é um museu vivo, famoso por sua arquitetura tradicional, locais culturais e legado como o local da grande revolta de Ilinden de 1903 contra o domínio otomano. A rebelião fracassou, mas sua memória é acalentada na Macedônia ainda hoje, como um símbolo da luta nacional por liberdade e democracia; enquanto durou apenas 10 dias, a República Krusevo do líder revolucionário Nikola Karev representou um desejo de autogoverno sob um sistema político europeu moderno. Hoje, um enorme monumento na colina acima de Krusevo marca o sonho ilusório dos revolucionários de Ilinden. Devido à sua altitude elevada (1300 metros ou 4.400 pés), Krusevo também é um dos principais destinos de esportes de inverno da Macedônia. No entanto, essa mesma qualidade também faz deste refúgio de floresta de pinheiros um destino confortável no verão, quando o ar de Krusevo permanece mais fresco e mais puro do que nas planícies áridas. A memória do artista macedônio, Nikola Martinoski, é preservada em uma casa / galeria de estilo tradicional que contém uma enorme coleção de pinturas e desenhos de Martinoski, além de vários artefatos etnológicos que dão vida à Macedônia do século XIX. Krusevo era também a cidade natal do cantor pop mais famoso da Macedônia, Tose Proeski (1981-2007). Existe um projeto chamado "etno-cidade de Kruševo", apoiado pelo Ministério da Cultura da República da Macedônia, desenvolvido por um pequeno grupo de entusiastas. Segundo esse projeto, Kruševo parecerá uma cidade desde o início do século XX, onde foi o centro da Revolta de Ilinden em 1903, que levou à criação da primeira República dos Balcãs, a República de Krusevo. As pessoas se vestirão como turcos otomanos e combatentes da liberdade revolucionários da Macedônia. O projeto visa fazer de Kruševo um dos principais destinos turísticos em cinco anos.

Prespa Lake - cenário magnífico
O lago Prespa está localizado a uma altitude de 855m. A área protegida cobre 2080 Ha. Existem cerca de 200 espécies de aves, 104 das quais são aves aquáticas. A partir deste número, 62 espécies são alistadas na Lista de Espécies Protegidas de acordo com a Convenção de Berna, enquanto três delas estão na Lista Vermelha Européia de Espécies Ameaçadas Globalmente. Os dois lagos Prespa - Golema (ótimo) e Mala (pequeno) são os únicos na Península Balcânica a ter ilhas. Os cinco vizinhos - Golem Grad, Mal Grad, Pirg, Agios Achillaeos e Vidrinec - estão localizados nos três países que hoje compartilham os lagos, Macedônia, Albânia e Grécia. Com seu litoral incrível, uma infinidade de baías, água pura extraordinária, natureza intocada e seu cenário entre três parques nacionais, Prespa é realmente um lugar que você deve visitar.
Com uma superfície de 273 km2, o Great Prespa Lake é o segundo maior da Macedônia depois do Lago Ohrid. Entre os dois fica a Montanha Galichica, através da qual flui um riacho subterrâneo chamado Zavir. Através deste riacho, o Lago Prespa fornece ao Lago Ohrid a água que sai do outro lado, perto do mosteiro de St. Naum e na primavera de Biljana, perto da cidade de Ohrid. A região de Prespa é a parte mais limpa da Macedônia, sua natureza aparentemente intocada pelas mãos humanas. O pelicano branco, o corvo preto, a garça-real e a gaivota se reúnem perto do lago, repletos de peixes, que incluem variedades como truta, carpa, carpa vermelha, barbatana, barra e outras. A reserva natural isolada de Golem grad é uma ilha pouco povoada, mas ainda acessível aos turistas. A ilha é caracterizada por seus zimbros centenários, bem como pela abundância de vida animal endêmica. Quando o nível da água cai, antigos assentamentos dos séculos 11 e 12 se tornam visíveis.

Parque Nacional "Mavrovo"
Localizado na parte centro-oeste do país, o Parque Nacional de Mavrovo oferece os picos mais altos da Macedônia. Esses picos, alguns dos quais são Shara, Deshad e Bistra, são encimados pela imponente Grande Montanha Korab (2.764 metros ou 9.069 pés de altura). Essas montanhas não apenas proporcionam magníficas paisagens visuais, mas também são os melhores terrenos para esqui nos Bálcãs. As impressionantes florestas de Mavrovo contêm mais de 100 espécies raras de árvores, e seus morros acidentados são ricos em ervas e chás selvagens que podem ser facilmente coletados à mão. O Lago Mavrovo, localizado logo abaixo do centro de esqui, faz do Parque Nacional de Mavrovo um popular resort de fim de semana durante todo o ano.
Os picos mais altos da Macedônia são encontrados no Parque Nacional de Mavrovo, localizado na extremidade oeste-central do país. Sara, Deshad e Bistra são alguns desses picos e são encimados pelo imponente Mountain Korab (2.764 metros ou 9.069 pés de altura). Essas montanhas não apenas oferecem magníficas paisagens visuais, mas também oferecem algumas das melhores quadras de esqui dos Bálcãs. As impressionantes florestas de Mavrovo contêm mais de 100 espécies raras de árvores e seus morros são ricos em chás e ervas selvagens que podem ser facilmente colhidos à mão. O Lago Mavrovo, localizado logo abaixo do centro de esqui, faz do Parque Nacional de Mavrovo um resort de fim de semana muito popular durante todo o ano.

O SKI CENTER MAVROVO possui três telecadeiras e onze teleféricos. O comprimento dos telecadeiras é de 4.800 m. com capacidade para 1.900 pessoas por hora. Com esses elevadores, é possível esquiar a partir de 1.255 m. a 1,860 m. acima do nível do mar. O comprimento dos teleféricos é de 5.700 m. com capacidade para 10.100 esquiadores por hora. Existem faixas para iniciantes, avançados e principais concorrentes nas categorias alpina e nórdica. A cobertura média de neve é ​​de 70 cm. o que torna possível o esqui, além de outros jogos de neve de novembro a abril.
O maior lago artificial da Macedônia faz parte do Parque Nacional Mavrovo. Devido à sua altitude (mais de 1.000 metros), este lago nas montanhas congela às vezes no inverno. Abundante com a famosa truta, o Lago Mavrovo também é um excelente local para nadar e andar de barco nos meses de verão. Um ponto de interesse adicional é a igreja semi-submersa no meio do lago.

 

Culinária:
Independentemente de onde você estiver na Macedônia do Norte, tenha a certeza de que você vai conhecer e saborear pratos e bebidas deliciosos influenciados pela gastronomia turca e grega e também típicas dos Balcãs. O Burek, é uma comida que se parece a uma empada com queijo e carne picada e o costume é comer durante o pequeno-almoço. Porém, o prato mais típico da Macedónia do Norte é o Tavče-Gravče, feito com feijões frescos e servido bem quente em caçarolas de barro.
Como em todos os países dessa região, a bebida mais conhecida é a rakia, um licor forte feito destilado de ameixa. Além de ser encontrada em todos os lugares, é muito comum também que seu preparo seja feito em casa por muitas famílias que tem o hábito de beber esse licor antes ou após as refeições. Mas não é só de licor que os Macedônios do Norte gostam, eles têm muito orgulho da cerveja nacional, que se chama Skopsko, e dos vinhos da adega Tikveš.
Ou seja, é um destino com uma culinária e bebidas diversificadas que consegue agradar a todos os gostos.

Restaurantes:
Skopje (Escópia): Muitas são as opções de restaurantes na capital do país onde você poderá conhecer e experimentar a gastronomia local. Entre eles se destacam: O restaurante Destan, Kaj Serdarot, Old Town Brewery, Old House entre outros.
Ohrid (Ocrida): Aqui você também vai encontrar restaurantes agradáveis e com um menu delicioso. Entre eles podemos destacar: Dr. Falafel, Kaneo, Kaj Kanevche, Gladiator entre outros.

"OS VINHOS DA MACEDÔNIA"
Criando a melhor experiência da Macedônia - Essências e emoções
A cultura do vinho assume um papel central na Macedônia desde a época romana, quando os imperadores dominantes favoreceram suas uvas. Graças à abundância de sol, à brisa mediterrânea e continental e ao rico solo rochoso, as uvas para vinho prosperam na Macedônia. Eles são tão onipresentes que muitas famílias fazem seu próprio esconderijo. St. Trifun, o santo padroeiro do vinho e da produção de vinho, é comemorado em 14 de fevereiro, quando os produtores começam a podar seus vinhos. Como o The New York Times escreveu, "a melhor face da Macedônia está fora de suas cidades, onde montanhas cobertas de neve, lagos pitorescos e vilarejos escondidos em vales íngremes evocam um reino perdido". Levamos você de Skopje ao vale dos vinhos na Macedônia. Ponto de partida, vinícola Tikves.

Duração: 3 dias
Um dia na vinícola Tikves
“Desde a época romana, uma tradição na Macedônia estava florescendo - uma tradição para criar vinhos incrivelmente poderosos, exibindo o perfume do sul, tendo um sabor sinfônico e sintetizando a alegria dos macedônios. A Vinícola Tikveš é um dos criadores mais importantes dessa tradição. ” Degustação de vinhos, o uso dos sentidos da visão, olfato e paladar guiados pelo Tikves enolog, combinados com a cozinha tradicional, são essenciais nesta região.

O que outras pessoas estão dizendo
Um dia na vinícola Popova Kula
Trajkov modelou Popova Kula após as vinhas que viu na região vinícola da Califórnia. Ele construiu sua vinícola no vale de Tikves, o cinturão de vinhos da Macedônia, amontoado ao redor do rio Vardar, que corta o país de norte a sul. Demir Kapija, uma cidade no centro da região vinícola, fica a meio caminho entre Belgrado e Atenas. Vinho e jantar na varanda com vista para os 17 acres de vinha da vinha, com montanhas ensolaradas ao longe. A Popova Kula tinha as acomodações mais agradáveis ​​de qualquer uma das meia dúzia de vinhedos que vi e uma bela torre acima do hotel, com uma vista de 360 ​​graus do vale.

Um dia em Demir Kapija
Demir Kapija é um paraíso ao ar livre para esportes e atividades recreativas. Os alpinistas geralmente gostam de fazer caminhadas na área em busca de suas plantas de chá favoritas. Antigamente, as competições nacionais e regionais de caiaque eram realizadas aqui por causa das corredeiras naturais formadas pelo rio no desfiladeiro. Os alpinistas escalam as torres rochosas para ver a vista mais impressionante do desfiladeiro mais além. Também são feitas trilhas para caminhar até esses pontos, bem como para os restos das ruínas da fortaleza de Prosek acima mencionadas. Possivelmente, a caminhada mais interessante, observada no Guia Bradt da Macedônia, é o ponto de parada entre os dois túneis na estrada. Existe estacionamento, e é muito interessante caminhar ao longo do pequeno rio entre duas faces de pedra, como uma caverna aberta para algumas aldeias turcas únicas.

Excursão etno-edu macedônia
DIA 1
• Palestra sobre comida tradicional da Macedônia, ingredientes e os costumes relacionados aos feriados que os macedônios celebram, bem como apresentação de especialidades tradicionais da Macedônia (zelnik, ajvar, sarma, tavce-gravce, etc.), sobremesas tradicionais, decorações e serviços.
• Degustação de pratos e especialidades tradicionais
• Aula de culinária gourmet e competição de culinária
• Jantar acompanhado com música folclórica tradicional da Macedônia
• Anunciando o melhor vencedor do prato e premiando os participantes
Conferencista:
Adriana Alacki, autora do melhor livro de receitas tradicional da Macedônia e do programa de culinária "The Taste of the Tradition";

DIA 2
• Visitar o observatório megalítico da Macedônia "Kokino"
• passeio a pé e passear em Bitola
• Música tradicional da Macedônia - Palestra sobre música, ritmos, melodias da Macedônia, apresentação de vários instrumentos tradicionais da Macedônia, como kaval (flauta final), gajda (gaita de fole), tambura (alaúde com trastes de pescoço longo), tapan (tambor)
• Workshop - aprendendo músicas, ritmos e letras da Macedônia (cada participante participa e toca um instrumento ou canta)
• Mini concerto dos músicos (parte do Dragan Dautovski Quartet)
• partido etno
Professores:
Ratko Dautovski e Bajsa Arifovska - multi-instrumentistas excepcionais, membros do Dragan Dautovski Quartet, reconhecidos internacionalmente;

DIA 3:
• Apresentação da filigrana macedônia e da filigrana (os participantes verão uma exposição de peças de joalheria originais criadas usando a técnica tradicional de filigrana, conversarão com a artista em seu ateliê e verão no local como a filigrana é feita e vão participar do processo de criação)
• Exposição de roupas tradicionais da Macedônia
• Workshop de dança tradicional da Macedônia (todos os participantes aprenderão os passos de certa dança da Macedônia, serão ensinados uma coreografia e terão um mini concerto com roupas e jóias tradicionais, vídeos gravados e fotografados)
• Concerto do conjunto OTEX
• Apresentação formal de certificados para todos os participantes
Professores:
Marta Pejoska - arquiteta e artista filigrana tradicional;
Conjunto OTEX - um dos conjuntos de dança folclórica mais reconhecidos internacionalmente da Macedônia;

DIA 4:
• passeio a pé e passear em Ohrid
• Igreja Visitante "São João de Kaneo"
• Passeio de barco no lago Ohrid e visita ao mosteiro "St. Naum

 

Vida Noturna:
A vida noturna na capital pode satisfazer tranquilamente quase todos os gostos mesclando tradição e modernidade e com uma combinação de bares da moda, discotecas, restaurantes kafanas, clube de jazz e boates com shows de música tradicional. Skopje têm uma grande comunidade estudantil o que torna a vida noturna muito jovem e animada que se concentra principalmente ao longo do Rio Vardar, com inúmeros bares, pub, restaurantes, bares e discotecas a preços acessíveis e frequentado por jovens e turistas locais. Localizado à 5 minutos do centro da cidade, Debar Maalo é uma outra região da vida noturna da capital com uma quantidade enorme de bares e cafés e conhecido por ter um ambiente descontraído e lugares imaginativos. Se você gosta de música, vai adorar as inúmeras atrações com shows ao vivo, desde bandas de jazz até rock, pois existem muitos clubes e pubs com essa proposta. Mas não é só música ao vivo que você pode desfrutar.. Skopje também tem opções para aqueles que gostam de techno, trance ou house music. O clima boêmio da Macedônia do Norte é visto e sentido pela originalidade nos cafés, lugares em que churrascos grelhados e pratos tradicionais misturam-se com vinhos macedônios, bebidas alcoólicas tradicionais e música ao vivo dos Balcãs. Kafanas são uma das opções mais populares quando se trata de apenas sair com os amigos, comer alguma coisa e desfrutar das bebidas, pois são pequenos restaurantes típicos e com uma ótima relação custo / benefício, além de um ambiente animado com uma banda ao vivo se apresentando (geralmente) e que serve especialidades e bebidas locais. Ou seja, o que não falta são opções de agito na capital e certamente você vai se identificar com alguma delas e vai querer aproveitar até o final.

Melhor época para ir:

A Macedônia do Norte tem um clima com invernos frios e temperaturas que podem chegar a -15º e verões bem quentes e temperaturas que podem chegar a 40º. Sendo assim, a melhor época para aproveitar o país é no verão, na primavera ou no começo do outono ou no inverno, caso você queira aproveitar a neve e as estações de esqui

Mais detalhes sobre o destino

Moeda oficial Dinar Macedônio

Língua oficial Macedônio / Inglês

Pacotes para Macedônia do Norte

Atendimento Personalizado

Quer realizar a viagem de sua vida? Preencha o formulário abaixo e tire todas suas dúvidas com um de nossos consultores!

Certificações

Traveller Made® Member Agency