Viagem para Lituânia

Quando pesquisamos alguma nação “diferente” para conhecer, a maioria se remete a lugares procedentes da Ásia, África e Oceania. Todavia, na Europa podemos observar um grande exemplo, a Lituânia.

Saiba mais

Conheça

Conheça um dos três países bálticos que é tombado pela Unesco por seu patrimônio

Localizado à beira do Mar Báltico, entre a Letônia, a Polônia e a Bielorrússia, está a Lituânia, uma terra verde onde vivem meros 3 milhões de habitantes. Ela foi parte da União Soviética até 1991 e hoje é um dos membros da União Europeia desde 2004. Sua capital, Vilnius é praticamente uma cidadezinha de volta ao século XVIII. Seu centro histórico é desde 1994 classificado como patrimônio mundial da Unesco e você pode voltar no tempo ao andar pelas ruas cheias de igrejas dessa cidade.

Para onde quer que o seu olhar se dirija, ele avista alguma cúpula de alguma igreja, é simplesmente impressionante. Já ao noroeste de Vilnius, encontra-se Kaunas, a antiga capital da Lituânia, e é onde os visitantes são seduzidos pelo estilo medieval e barroco muito bem conservado da cidade. Outra coisa você deve fazer em sua viagem para Lituânia, é visitar a Colina das Cruzes, nos arredores de Siauliai. Ali abriga mais de 50 mil cruzes e é o lugar onde, anualmente, milhares de peregrinos chegam dos quatro cantos do mundo para acrescentar ainda mais cruzes. Já para quem gosta de verde, deve saber que este país possui pelo menos 11% de seu território tomados pela natureza, centralizados em 5 parques nacionais. O Parque Nacional Histórico de Trakai, situado a cerca de 30 quilômetros da capital, é o mais famoso, com seus 8.200 hectares, seus 32 lagos e uma fauna e flora muito ricas.

Já quem quer relaxar e descansar, deve visitar a cidade de Druskininkai, onde está uma das mais antigas estações termais do país. Um pacote de viagem para a Lituânia oferece opções para todos os gostos, e é o destino ideal para quem quer desvendar novos lugares que ainda não são muito conhecidos e assim, ficam menos lotados de turistas por todo o lado. Para descobrir as cidades lituanas, você pode muito bem conhecer tudo a pé, que não enfrentará nenhuma dificuldade.


Capital: Vilnius/Wilna

Moeda: Euro (EUR)

Idioma: Idioma oficial é o lituano, mas também são falados russo e inglês.

Visto: Necessário para brasileiros por períodos acima de 90 dias

Vacinas: Nenhuma obrigatória. Recomendadas: TD Pólio, febre tifoide e hepatite A.

Código telefone: 00370

Eletricidade: 50V e 220V

Fuso horário: 4 a 5 horas a mais que Brasília

Melhor época para viajar: De maio a setembro, que são os meses mais quentes do verão. Os dias são mais longos e dá para aproveitar muito mais.

Igreja Santa Ana

Toda em tijolos vermelhos, Santa Ana serviu como quartel aos soldados de Napoleão, quando estavam a caminhos de Moscou. Durante sua passagem por lá, a igreja encantou o imperador francês e até hoje ela continua encantando todas as pessoas que passando por lá, uma igreja dentre tantas outras que existem na capital Vilnius.

Castelo de Cima

Este é o melhor lugar na cidade lituana de Vilnius para ver do alto as pequenas ruas e vielas que formam o centro histórico. Como a Lituânia não tem morros muito grandes, você pode aproveitar esta vista e apreciar o pôr do sol em um pequeno restaurante e conhecer o símbolo da independência do país, que é a única torre que sobrou do castelo.

Parque Nacional de Aukstaitija

Um entre os cinco maiores parques nacionais, aqui você vai se maravilhar com a diversidade florestal que existe. O país tem pelo menos 11% de seu território ocupado por florestas, e este é considerado Patrimônio Mundial da Biosfera por suas dunas, seus pinheirais e seus lagos. Vale a pena visitar e se encantar com a natureza intocada.

Colina das cruzes

Localizado ao norte do país, esta região fica próxima da cidade de Siauliai. Ali há milhares de cruzes no chão, e a cada temporada, chegam cada vez mais peregrinos para continuar o ritual. A origem deste costume é desconhecida, mas ficou na moda durante a era comunista, como um símbolo de rebelião contra a União Soviética e sua ocupação.

Trakai

Essa é uma cidade pequena e a apenas 30km da capital. Uma viagem rápida de trem vai te levar até o município, que é cercado por três lagos, o que torna a locomoção por lá bem fácil e agradável. Lá era a antiga capital do país, e tem um castelo lindo, todo de tijolos vermelhos, e que é inclusive aberto para visitação (e lá dentro tem um museu!).

Kibinin

Um restaurante localizado em Trakai, aqui é o lugar onde vende-se o kibinai, um prato tradicional caraíta (uma ramificação do judaísmo que conta com poucos seguidores no mundo). Só na Lituânia existem 300 caraítas, e desses 60 vivem em Trakai. É uma bela oportunidade para experimentar este prato típico, e o restaurante é ao lado do castelo!

Uzupio Kaviné

Este bar fica em cima de um riacho e é simplesmente um encanto. Os rios e correntezas que cortam a cidade são bem limpos, então quando está calor (entre maio e setembro) muitas pessoas aproveitam a visita ao restaurante para poder dar um pulo no lago e curtir o calor que é raro no país da melhor maneira possível.

Leiciai

É o restaurante mais gostoso de comida típica lituana na capital do país. Eles têm um terracinho esperto, que funciona no verão. Além disso, eles também servem as cervejas do Bambalyné, que fica do outro lado da rua. Lá você pode comer desde sopa de cogumelos, o kugelis (como uma torta de batatas), o blinas (outra torta de batatas).

Forto Dvaras

Localizado na cidade de Kaunas, este restaurante vai fazer você se sentir em casa. Próximo dos principais pontos turísticos da cidade, ali você vai provar e experimentar a típica comida lituana, e sem nenhum arrependimento. Além disso, o preço de lá é bem em conta para se comer bem e uma comida gostosa. O atendimento é ótimo também.

Toli Toli

Esse restaurante na cidade de Druskininkai vai encantar qualquer pessoa que o visitar. Qualquer opção do cardápio vai agradar e você vai sentir que os pratos são simplesmente maravilhosos. O restaurante é bastante aconchegante e agradável, não é à toa que está sempre cheio de clientes e pessoas satisfeitas com a comida.

Snekutis

Este é o bar mais excêntrico da cidade de Vilnius. É simplesmente uma casinha de madeira “decorada” com uma quantidade insondável de quinquilharias, desde serrote a lampiões. Mas no verão a delícia são as mesas no “jardim”. Mas quem olha de fora pensa que é uma cabana abandonada no meio de um bosque, prestes a desmoronar.

Bambalyné

Este é o melhor bar de cervejas artesanais de Vilnius. O país é praticamente movido a cerveja e lá eles são especialistas em fazer essa bebida que agrada a tantas pessoas. E além disso, ele fica praticamente escondido, no subterrâneo de uma pequena galeria. Lá você tem mais de 50 opções de cervejas e para acompanhar, um queijinho também.

Nisha Bar o Perspektyva

Este é um pequeno bar no centro antigo de Kaunas e conta com uma enorme variedade de cerveja. Lá você pode encontrar dúzias da bebida torneira e algumas centenas de garrafas de todo o mundo. É uma parada obrigatória para quem gosta de cerveja, no país que também a adora e oferece uma variedade impressionante do produto.

7 Fridays

Localizado na capital do país, Vilnius, este bar parece ter todo o tipo de bebida que você pode pensar. Com uma atmosfera encantadora e os funcionários oferecem um atendimento de primeira qualidade para os clientes, com preços razoáveis e um clima delicioso para estar no terraço do restaurante (durante o verão, é claro)!

Pilialaukis

Se você não quer o agito da noite e a animação dos jovens, e viajou com a família, este restaurante é um ótimo local para passar a noite! Com atração para crianças, uma excelente comida e o atendimento excepcional, é muito fácil se perder no tempo e ficar horas ali dentro tendo um bom momento e apreciando uma boa estadia.

Mais detalhes sobre o destino

Moeda oficial Euro

Língua oficial Lituano

Pacotes para Lituânia

Atendimento Personalizado

Quer realizar a viagem de sua vida? Preencha o formulário abaixo e tire todas suas dúvidas com um de nossos consultores!