Viagem para Bulgária

A Bulgária, oficialmente República da Bulgária, é um país do sudeste da Europa. Está localizado a oeste do Mar Negro e ao sul do Danúbio, fazendo fronteira ao sul com a Grécia e a Turquia, a oeste com a Sérvia e a Macedônia e ao norte com a Romênia. A capital e maior cidade é Sófia, e outras cidades importantes incluem Plovdiv, Varna e Burgas..

Saiba mais

Conheça

BULGÁRIA

Localizada no sudeste da Europa, na parte nordeste da Península dos Balcãs. A Cordilheira dos Balcãs fica localiza-se o pico mais alto, o Botev.

Os muitos pontos turísticos naturais – cachoeiras e lagos alpinos e cavernas – atraem dezenas de turistas todos os anos.

Durante a viagem pelo país, os turistas conhecerão vários costumes e rituais, muitos dos quais são típicos apenas para regiões específicas da Bulgária.

Atualmente, existem 256 cidades na Bulgária. Sofia, Plovdiv, Varna, Burgas, Ruse, Stara Zagora e Pleven são as maiores.

As cidades com turismo de montanha desenvolvido são Samokov, Bansko, Dobrinishte, Chepelare, Smolyan, Elena, Troyan, Teteven, entre outras. A Cidade Velha de Plovdiv, A Cidade Velha de Nesebar (um patrimônio cultural da UNESCO) são cidades preservadas ou restauradas. As antigas capitais búlgaras de Pliska, Veliki Preslav e Veliko Tarnovo também são de grande interesse para os turistas.


INFORMAÇÕES
A melhor época para visitar: são os meses mais quentes entre maio a setembro.
Principal aeroporto: Aeroporto Internacional de Sófia
Moeda: Lev búlgaro
Idioma: Búlgaro
Visto: Não é necessário
Vacina: nenhuma específica
Fuso Horário: 6 horas a mais do horário de Brasília
Código do telefone: +359

Sófia
A capital da Bulgária e a maior cidade. Fica localizada na parte oeste do país. O clima aqui é moderado e continental, com verões e invernos frios.
Sófia está relativamente perto das capitais da maioria dos países dos Balcãs: Ancara está a 1.012 km; Atenas tem 837 km; Beograd é de 374 km; Bucareste é de 395 km; Zagreb tem 762 km; Ljubljana tem 897 km; Sarajevo tem 549 km; Skopje tem 239 km; Tirana tem 553 km.
O Aeroporto de Sofia fornece aos turistas conexões convenientes para todas as principais cidades europeias.
Sófia preserva muitos monumentos valiosos ao seu longo e histórico passado. A igreja de Santa Sofia é uma das igrejas mais antigas da capital. Muito perto da igreja esta o Memorial São Alexandre Nevsky, hoje um dos símbolos mais reconhecido da cidade, é um dos destinos mais procurados pelos turistas.
O Parque Borisov fica bem no centro da cidade, e South Park fica ao lado do Palácio Nacional da Cultura são os lugares preferidos para quem deseja relaxar e aproveitar.
A estação de esqui Monte Vitosha é uma escolha favorita entre esquiadores e snowboarders durante o inverno, e durante o verão é um lugar favorito para caminhantes e piqueniques. O Monte Vitosha faz fronteira com o Parque Natural de Vitosha, que é a reserva natural mais antiga da Península dos Balcãs. Existem dois centros de esqui que acomodam os turistas.
Como toda capital Sofia tem acomodações para todos os gostos e bolsos. De hotéis luxuosos a pousadas familiares.

Plovdiv
Plovdiv é uma das cidades mais antigas da Europa, o clima com invernos amenos e verões quentes.
A cidade é um dos destinos turísticos mais populares do país e um centro cultural e econômico do sul da Bulgária, a rua principal da cidade oferece excelentes oportunidades de entretenimento e compras; as opções de restaurantes são numerosas. Há uma grande variedade de hotéis luxuosos a albergues.
A cidade possui uma variedade de museus – histórico, arqueológico, etnográfico e museu de ciências naturais, além de uma Galeria de Arte e um Teatro de Teatro. Um dos pontos turísticos mais famosos é o complexo arquitetônico do Antigo Plovdiv, onde muitas belas casas dos tempos do Renascimento búlgaro foram preservadas e restauradas.
Para Starosel de Plovdiv - uma viagem de um dia na história antiga
Se você está em Plovdiv e tem um dia ou um fim de semana de sobra, pode facilmente fazer uma viagem a Starosel - um lugar que combina história antiga e moderno complexo de SPA e vinho.
Starosel está localizado no município de Hisarya, cerca de 60 km ao norte da cidade de Plovdiv. A vila é acessível através de uma estrada rural bem conservada. O primeiro assentamento da área remonta a 6-5 milênios aC.
A localidade ficou famosa depois que o arqueólogo d-r Georgi Kitov a descobriu durante as escavações. Na superfície foram encontrados vários edifícios de culto, parte do chamado Thracian Cult Complex. As estruturas mais importantes - o Chetinyova Mogila (tumulus) e o Mogila
O que ver em Starosel?
Horizont - é o maior complexo real da Trácia com mausoléu e o único túmulo preservado com colunata, respectivamente. Embora a área seja abundante em achados e outros 9 tumulus únicos tenham sido encontrados, apenas os 2 mencionados acima estão abertos ao público.
O local arqueológico é acessado após uma curta caminhada a partir do final da estrada, onde você pode deixar seu carro. O complexo de culto é cercado e tem segurança. Ao entrar, você pode comprar seu ingresso no balcão e depois pode explorar por conta própria ou aguardar uma visita guiada.

O mogila de Chetinyova
O Chetinyova mogila está muito bem preservado, apesar de ter mais de 2500 anos. Construída no século IV aC, a tumba é a maior estrutura desse tipo em toda a Trácia. Juntamente com os outros túmulos da região, forma um complexo maior de necrópole, espalhado pelas colinas de Sredna Gora.
O lugar sagrado provavelmente foi construído para servir um governante trácio do clã Kotis. É composto por uma enorme parede circundante de grandes blocos de pedra, uma escada de desfile, um corredor e espaço interior de culto.
Todo o túmulo é decorado com diferentes tipos de ornamentos e afrescos. Durante as escavações foram encontrados muitos objetos de culto, jóias, recipientes de vinho ao lado de uma banheira de pedra para produção e armazenamento de vinho.

Mogila Horizont
Muito perto do Chetiniyova Mogila está localizado o Mogila Horizont. Muito impressionante é sua colunata preservada - mais de 10 colunas no estilo dórico inicial ainda estão de pé nas entradas do lugar sagrado.
Embora a tumba tenha sido invadida nos tempos antigos, provavelmente foi construída para um aristocrata da Trácia. Prova disso é a pequena quantidade de artefatos encontrados no site - jóias de ouro e prata e outros objetos.
Após sua bem-sucedida caminhada histórica, a região de Starosel pode oferecer um descanso merecido.
Localizado no coração da região de Thracia, entre as terras antigas do vinho, o complexo Starosel SPA and Wine é composto por 3 edifícios do hotel, uma vinícola e um SPA com todas as comodidades. Lá você pode saborear o famoso vinho local de framboesa, fazer uma massagem e aproveitar a noite em um bom bar com piano.

Veliko Tarnovo
Veliko Tarnovo é uma das cidades mais antigas do país, durante a idade média foi capital da Bulgária. Em termos arquitetônicos, a aparência da parte antiga da cidade leva os turistas ao passado. A maior parte dos museus locais está situada na parte antiga da cidade.
A cidade é magnífica com suas belas casas, ao longo das margens do rio; tem uma rica história de marcos que são atraentes para os turistas. Com tanta beleza foi premiada algumas vezes com o prêmio” A Cidade Mais Bonita da Bulgária”.
A cidade tem uma grande variedade de atividades e vida noturna, entre restaurantes, lojas, hotéis, bares etc. Os restaurantes das cidades são conhecidos pela sua rica culinária.

Varna
A terceira maior cidade da Bulgária. Como centro cultural, Varna construiu uma das maiores e mais ricas galerias de belas artes da Bulgária.
Dolphinarium, situado no Parque à beira-mar, é um dos lugares que merece a atenção dos turistas que desfrutar de um show único de golfinhos. Outro lugar que deve ser visitado pelos turistas é o Mosteiro de Aladzha.
Com uma infinidade de opções de hospedagem, entre Resort no entorno ou hotéis de todas as categorias na cidade.
A cidade também tem uma grande variedade de restaurantes e uma grande maioria com opções de frutos do mar.
Varna é muito apropriada para o turismo de saúde. Combinando repouso à beira-mar com campos de cura, tratamento pré-hospitalar e hospitalar, serviços recreativos e modo de vida saudável.

Ruse
Uma das maiores cidades da Bulgária, um importante centro cultural, industrial e comercial. Um dos pontos turísticos mais interessantes da cidade de Ruse são os restos mortais da fortaleza Seksaginta Prista. Parque Natural Rusenski Lom também é um belo atrativo turístico. Ruse oferece grande variedade de hospedagem e restaurantes.

CULINÁRIA
A culinária é bem variada, e algumas receitas tradicionais são passadas de geração em geração ao longo dos séculos.
Alguns dos pratos mais populares do café da manhã é o banitsa, uma massa feita com vários recheios. Outros populares panquecas, mekitsas (pedaços de massa frita), buhtas (fritos) e fatias de pão frito. E são servidos com marmelada, geleia, iogurte búlgaro e mel. Queijo branco e iogurte são ingredientes mais utilizado pela Bulgária.
Um dos principais pratos quentes da culinária búlgara é Cheverne – um cordeiro assado inteiro no espeto.

10 clássicos da gastronomia búlgara que você precisa na sua lista de itens obrigatórios

A Bulgária, a terra onde os Balcãs e os eslavos se divertem comigo: Guvechs grão e estoicismo da Europa Oriental. Aliás, o país também é o berço do alfabeto cirílico! A Bulgária está ganhando terreno rapidamente em outros países da Europa, como a que está no topo da lista de locais a visitar na maioria dos mochileiros. Uma grande parte desse interesse reside na diversidade geográfica, ecológica, na história das pessoas e, claro, na comida búlgara.

Começando com comida búlgara
Se você se aventurar em férias na Bulgária, lembre-se de algumas coisas: os búlgaros gostam de conversar com a família, receber visitantes, alimentá-los e conversar com eles sobre suas vidas e cultura. Uma grande parte desse vínculo acontece durante as refeições. Comida búlgara, bebidas tradicionais e queijo búlgaro complementam a esplêndida hospitalidade e arredores. Aqui está o que você pode esperar de uma refeição tradicional da Bulgária.

Caçarola vegetal Guvech- búlgara com carne em uma panela de barro
É uma refeição muito saudável, cheia de vitaminas e proteínas. Geralmente é feita com carne de porco ou carne, tomate, quiabo, cogumelos, ervilhas, feijão verde, batatas, berinjela, cebola, ervas e especiarias e é frequentemente servida com a "Salada Mista dos Balcãs", uma combinação de berinjela assada, pimentão doce assado , alho, tomate.

Banitza
Essa tradicional pastelaria búlgara é algo que você encontra em todo o país em padarias, cafeterias, cantinas e estações de ônibus. É amanteigado, extravagante, a bondade é altamente viciante. Este lanche (que combina muito bem com o café) é preparado empilhando camadas de massa de filo - ou fini kori, como os búlgaros o chamam, com manteiga e queijo tradicional búlgaro antes de ser assado. Se você estiver de dieta, você definitivamente excederá seu limite de calorias com alguns Banitza, mas confie em mim - vale a pena.

Lukanka
Se você está procurando um lanche rápido ou aperitivo na Bulgária, sua melhor aposta é fazer um pãozinho ou fatiar um pouco de lukanka. Um salame tradicional, o Lukanka é a variante búlgara da soppressata italiana.
Lukanka é ótimo como lanche, para comer com vegetais ou com queijo e bebidas. O salame é uma mistura de carne e gordura, curada com especiarias e ervas antes de ser revestida e seca. Todas as regiões da Bulgária têm sua própria maneira única de fabricar o Lukanka, e algumas até patenteiam o Lukanka local no escritório de patentes da Bulgária!

Shkembe (sopa de tripas)
Os búlgaros adoram sopa e salada. O shkembe é uma sopa búlgara tradicional feita com tripas. Se você ler um livro de receitas búlgaro, é provável que 'Shkembe' seja uma das primeiras receitas que você encontrar. Então, "O que é tripa?" você pode estar pensando. Se você se lembra do que é, é provável que esteja se perguntando como pode ser uma sopa.
Para os não iniciados, as tripas são, é claro, o espesso revestimento do estômago encontrado nas barrigas do gado. Mas espere. Antes de ficar enojado, saiba mais! Esta receita tradicional é feita por ebulição cortada ou tripa picada por várias horas com páprica, leite e óleo. Aparentemente, quanto mais o colorau, melhor o shkembe. Pouco fato conhecido: o shkembe não é apenas uma sopa tradicional, mas também serve como um lanche pós-bebida para acalmar o estômago, e é uma ótima cura para a ressaca.

Tarator: Sopa Fresca De Pepino
Uma atualização de verão para os búlgaros, Taratov é sempre uma opção no início de qualquer refeição. Diz a lenda que a receita da sopa foi roubada dos gregos e apropriada pelos búlgaros depois de adicionar um pouco de água. Procure comida búlgara on-line e esta é provavelmente uma das primeiras coisas que você encontrará.

Shopska Salata
No entanto, o que geralmente falta é o queijo branco búlgaro tradicional ou 'Sirene' ralado por cima dos vegetais, dando a esta salada um sabor único. O nome 'Shopska' foi aparentemente inspirado por um grande grupo de pessoas muito frugal chamado 'Shopi', que são de etnia búlgara, geralmente vivendo nas regiões montanhosas do país. De acordo com a tradição búlgara, o Shopska Salata ou a salada Shopska é o que os noivos sentam e comem como sua primeira refeição juntos após as cerimônias. A receita pode parecer simples, com apenas alguns legumes frescos cortados, como pepino, tomate, cebola e pimentão como ingredientes.

 

 

 

Mais detalhes sobre o destino

Moeda oficial Lev búlgaro

Língua oficial búlgaro

Pacotes para Bulgária

Atendimento Personalizado

Quer realizar a viagem de sua vida? Preencha o formulário abaixo e tire todas suas dúvidas com um de nossos consultores!

Certificações

Traveller Made® Member Agency