Viagem para Santiago de Los Caballeros

A América, todos sabem que foi descoberta por Cristóvão Colombo. Mas algumas pessoas não sabem por onde o navegador genovês passou. Um desses lugares foi Santiago de Los Caballeros.

Saiba mais

Conheça

A Cidade Coração e seus encantos

Santiago de los Caballeros, segunda maior cidade da República Dominicana, com 691 mil habitantes, é uma das muitas “Santiagos” da América Latina. Os espanhóis, que são extremamente devotos do santo Tiago, um dos Doze Apóstolos de Cristo, já construíram maravilhosos templos e locais em homenagem a essa personalidade do catolicismo, em vários países do Novo Mundo. Do Chile às ilhas e territórios do Caribe, não faltam locais com esse nome.

Mas você sabia que Santiago de los Caballeros é a mais antiga delas? Fundada em 1495 pelos primeiros colonos espanhóis depois da Descoberta das Américas, ela é um importante centro cultural, religioso, político e econômico de todo o continente americano, sendo uma cidade verdadeiramente encantadora para quem está em Santo Domingo ou Punta Cana, na República Dominicana. Seus monumentos gigantescos, como o dedicado aos Heróis da Restauração, suas igrejas, suas ruazinhas graciosas, suas icônicas fábricas de cigarro e seus centros artísticos fazem da primeira Santiago das Américas um símbolo e um destino imperdível para quem ama História e cultura. Mais ainda, ela é um lugar que transborda vida e vibração, tendo restaurantes e bares deliciosos para quem quer conhecer os sabores e aromas do Caribe.

Não à toa, ela é a “Cidade Coração”, como os dominicanos a apelidam carinhosamente. Por isso, fazer uma viagem para Santiago de los Caballeros é descobrir um dos encantos de seu país e de todo o mundo, já que ali, mesmo sendo uma região por vezes ofuscada por outras “Santiagos” mais famosas e mais conceituadas, não faltam atrativos e lugares para fascinar os sentidos.


Aeroporto: Aeroporto Internacional de Cibao (STI).

Moeda: Peso dominicano.

Idioma: Espanhol.

Visto: Não é necessário.

Vacinas: Não são necessárias.

Código do telefone: 1-809, 1-829 e 1-849.

Eletricidade: 110V.

Fuso horário: 01 hora a menos que o horário de Brasília.

Melhor época para visitar: De dezembro a abril.

Fábrica de Cigarros La Aurora

Essa fábrica de cigarros é um dos pontos turísticos de Santiago de los Caballeros mais expressivos. Mantida pela La Aurora, a primeira empresa tabagista da República Dominicana, ela foi construída em 1903 e pode ser visitada pelos turistas para que eles conheçam o processo produtivo de cigarros e charutos, sentir e conhecer alguns dos produtos da marca e ainda tirar dúvidas sobre essa cultura, tão presente em todo o mundo. Não saia de lá sem comprar alguma lembrancinha na loja.

Fábrica de Cigarro e Tabaco de Zemis

E não é só a fábrica La Aurora que tem visitas guiadas. A fábrica Zemis também se destaca por seu ótimo tour guiado, que leva os visitantes não só para as instalações antigas da fábrica, como também para um belíssimo jardim botânico, com direito a árvores, flores e muitos arbustos, perfeitos para quem quer relaxar e descarregar as baterias.

Monumento aos Heróis da Restauração

Outro símbolo turístico de Santiago, esse monumento de 1953 é dedicado aos heróis da Guerra da Restauração, que aconteceu entre 1863 e 1865 em Santo Domingo e que envolveu as tropas dominicanas e os espanhóis. De forte inspiração neoclássica e com uma majestosa coluna que se ergue a 70 metros, o monumento tem pinturas, pisos de mármore e muitos documentos que recontam a História dominicana e de Santiago. De seu alto, dá para contemplar a cidade.

Catedral de Santiago Apostol

O principal templo da cidade é essa catedral, dedicada obviamente a São Tiago Apóstolo, que lhe confere o nome. Não se trata de um templo colonial suntuoso ou de uma igreja cheia de afrescos, mas é um dos lugares mais bonitos do mundo, graças à energia de paz e fé que ele emana. Destaque para as imagens de santos e religiosos no altar, um dos pontos altos da visita.

Centro León

Trata-se de um imponente centro cultural, dedicado às artes dominicanas e de Santiago de los Caballeros. Um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, ele tem pinturas, esculturas, quadros e muitos outros artefatos e objetos artísticos, bem como agradáveis jardins. De arquitetura moderna, ele já é um must go por sua própria fachada e estrutura.

Noah Restaurant

De decoração moderna e despojada, ele é um típico restaurante central-americano, com uma pegada caribenha e latina muito alegre. Ainda assim, há de tudo no cardápio. Desde pratos naturebas feitos de frutas e legumes até hambúrgueres com batata frita. O ambiente é muito acolhedor, sendo perfeito para quem quer passar um tempo por ali.

El Tablón Latino

A localização é perfeita: ele fica bem em frente ao Monumento aos Heróis da Restauração, por isso ele tem uma vista fantástica para esse inconfundível ponto turístico. No entanto, a comida, por si só, já vale a visita: trata-se de um mash-up de comidas latinas, do México ao extremo-sul da Argentina. Há ceviches, tacos, churros, saladas... tudo muito saboroso e bem apresentado.

Pedro Restaurant

De decoração altamente jovial e descolada, esse restaurante serve tapas à moda espanhola. Isso mesmo, aquelas porçõezinhas de comida feitas para degustar. Também há bebidas de altíssima qualidade. Dentre os destaques, há os ótimos mariscos, os vinhos, os pescados, os polvos... tudo muito bem feito, reproduzindo um típico espírito espanhol em plena República Dominicana.

La Costilla de Adán

Quem disse que a costela de Adão deu origem à mulher? Essa brincadeira é a que se faz esse restaurante muito agradável do centro de Santiago. Afinal, seu foco é justamente a costela. Carbonizada e defumada de forma precisa e perfeita, ela vem tenra e suculenta à mesa, sendo fartamente acompanhada por batatas, saladas ou purês diversos. Uma delícia!

La Trattoria de Claudio

Até mesmo comida italiana de qualidade há em Santiago de los Caballeros. Afinal, há a Trattoria de Claudio, restaurante que serve risotos, massas frescas, massas recheadas, pizzas e ótimas sobremesas à moda do País da Bota. Experimente, por exemplo, a pizza de pepperoni ou então a deliciosa versão margherita, feita como manda a tradição napolitana.

Hangover Rock Bar

Você não dispensa uma boa música ao vivo? Então você precisa ir para esse bar, um dos pontos altos da vida noturna em Santiago de los Caballeros. Ali, como o próprio nome já denuncia, o foco são bandas de rock, que tocam desde clássicos até hits mais contemporâneos e atuais. Tudo para os mais variados gostos.

Saga Restaurant & Cigar Club

Depois de comer no restaurante elegante do Saga, dirija-se a uma das salas fechadas que ele disponibiliza para os fumantes. São várias opções de cigarro e charuto, tanto fabricadas na cidade quanto importadas, para você conhecer os sabores e aromas dessa cultura tão local. Ao mesmo tempo, dá para interagir com novas pessoas e com turistas.

Ahí Bar

O Ahí Bar fica na Calle Torentino, o “coração” da vida noturna em Santiago de los Caballeros. Por isso, o bar nem fica cem por cento fechado, havendo shows que se estendem até a calçada, para a alegria de todos os frequentadores da região. Geralmente a música é jazz, mas o que importa é a animação da galera e as deliciosas comidas e bebidas.

Champion’s Palace

Deseja dançar até o sol raiar? Então a discoteca preferida dos moradores (e visitantes) de Santiago de los Caballeros é o Champion’s Palace, um lugar que mescla tanto hits atuais do pop e do rock internacional quanto clássicos latinos e caribenhos, como a salsa. Vá com disposição e, se quiser, já chegue no fim da tarde, quando dá para comer e jantar alguma coisa.

Sajihara Club

Esse bar-discoteca faz com que os clientes se sintam “donos” do estabelecimento. Isso porque todo mundo é privilegiado, dos fãs de rock n’roll (com bandas covers de altíssima qualidade) até os amantes de uma boa música eletrônica e techno. Todas as sextas, há a banda típica Únka, que toca ritmos locais.