Conheça
Fusão de culturas no sul do México
A cidade de Oaxaca, localizada no sul mexicano e capital do estado homônimo, é uma cidade perfeita para quem adora a mistura de culturas típica do México. Afinal, é ali, entre suas ruas coloniais cercadas de sobradinhos históricos, que os espanhóis imprimiram sua marca, enquanto que, em seus limites, montes e colinas têm impressionantes sítios arqueológicos pré-colombianos.
E isso não acontece por acaso. Nos Vales Centrais, situados ali pertinho, há uma abundância de pedras preciosas, como ouro e jade, que conquistaram inúmeras civilizações. Primeiramente, foram os zapotecas e mixtecas, que ali se instalaram por milhares de anos. Depois, no século XV, vieram os astecas e, finalmente, já no século XVI, os espanhóis invadiram e criaram a moderna cidade de Oaxaca. Basta ir a um dos principais pontos turísticos de Oaxaca, o Monte Albán – Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e onde está a maior cidade zapoteca do mundo –, e depois dirigir-se ao centro histórico, com a imponente Catedral, a Igreja de São Domingo, o Zócalo e tantos outros palácios ibéricos, para entender essa fusão tão saborosa e peculiar.
Terra do chocolate quente, do mezcal e do político Benito Juárez, Oaxaca é um lugar fascinante, que deixa muitos turistas boquiabertos com suas cores, seus aromas e sua vida cosmopolita. Mesmo tendo apenas 300 mil habitantes, é um dos locais mais vibrantes do México. Fazer uma viagem para Oaxaca é, assim, desvendar um destino rico e plural, que tem a diversidade como um de seus maiores tesouros.
Aeroporto: Aeroporto Internacional de Oaxaca-Xoxocotlán (OAX).
Moeda: Peso mexicano.
Idioma: Espanhol.
Visto: Não é necessário.
Vacinas: Hepatite A e B não são obrigatórias, mas recomendadas.
Código do telefone: 52.
Eletricidade: 127V.
Fuso horário: 03 horas a menos que Brasília.
Melhor época para visitar: Entre novembro e abril.
Monte Albán
Um dos principais pontos turísticos de Oaxaca, esse sítio arqueológico de arquitetura pré-hispânica é tombado pela UNESCO como um patrimônio cultural da humanidade. É que ali funcionava a capital dos zapotecas, um povo que teve seu auge entre 500 antes de Cristo e 800. Magnificamente restaurado, ele tem escadarias, campos e prédios enigmáticos, como o famoso Edifício J, um possível observatório astronômico da região.
Mercado de Benito Juárez
Esse mercado central de Oaxaca lembra um dos muitos mercadões espalhados pela América Latina. O diferencial é que, ali, a culinária e a cultura mexicana se cruzam numa vibrante seleção de frutos do mar, carnes, temperos, ervas e queijos, tudo repleto de cores e aromas. Por isso, vá sem pressa e passe de boxe em boxe para apreciar as muitas iguarias do mercado.
Catedral de Oaxaca
A catedral de Oaxaca é uma imponente edificação religiosa do século XVIII. Dedicada à Nossa Senhora de Assunção, ela tem uma fachada majestosa, que, apesar de monocromática e límpida, transborda seriedade e respeito. Ela fica na praça principal da cidade – o Zócalo –, sendo cercada por lindos sobradinhos coloniais que rendem uma ótima paisagem para cliques.
Museo Filatelia
O MUFI, como esse museu é popularmente conhecido, é uma atração imperdível para quem adora selos. Afinal, é ali que há a única exposição filatélica permanente da América Latina, com mais de 200 mil peças de selos das mais variadas épocas, estilos e nacionalidades. Aproveite o lindo espaço e visite uma de suas exposições temporárias, dedicadas à arte contemporânea.
Templo de San Domingo de Guzmán
O monastério e a igreja de São Domingo de Gusmão formam um templo barroco que demorou 200 anos para ser finalizado. A construção iniciou-se em 1570 e só foi finalizada no século XVIII. De arquitetura majestosa, é uma das joias da religiosidade mexicana, com destaque para o teto ricamente ornamentado e para os afrescos em ouro.
Catedral Restaurante & Bar
O ambiente, acolhedor e requintado, traduz bem o espírito dessa casa, que é um dos melhores restaurantes de Oaxaca. Ali uma comida mexicana, feita com esmero e uma pitada internacional, é servida, tudo de forma leve, agradável e saborosa, ideal para uma pausa entre os passeios. Se houver mesas livres, aproveite seu lindo pátio interno.
Los Danzantes
A localização desse restaurante é perfeita. Não poderia ser melhor! Ele fica a apenas alguns passos do Templo de San Domingo de Guzmán, bem no centrinho histórico. No entanto, sua ambientação é bem moderna, com uma iluminação e móveis belíssimos que fogem do lugar-comum. Para comer, há pratos criativos, como atum em crosta de grãos e sopa de tortilla.
Zandunga
Ali nada de “criatividade” e “invencionices”. O foco é a comida mexicana de raiz, com delícias capazes de encantar qualquer turista. Servidos por garçons extremamente atenciosos e falantes (bem ao estilo do México), os pratos são fartos e têm muito tempero, tornando-os bastante aromáticos. Eles são acompanhados de mezcal, uma bebida próxima da tequila que é típica da região.
Café Bistro Epicuro
Se você deseja um cardápio mais internacional, esse é o lugar. Trata-se de uma mistura de café e bistrô bem aconchegante, com uma decoração sofisticada e elegante. Seu cardápio expede uma clássica culinária italiana, com direito a massas, carnes e deliciosas sobremesas. No final, não dispense seu delicioso café, revigorante.
Boulenc
Para uma pausa no meio da tarde, quando você não está com tanta fome, prove um dos sanduíches dessa padaria artesanal. Ele pode ser feito de croissant, de ciabatta, de pão integral... não importa a escolha, tudo é muito gostoso. Dá para pedir para acompanhar um chocolate quente ou então um suco de frutas frescas. Deixe espaço no estômago para os fabulosos doces.
Espacio Mezcal
Para se divertir durante as noites quentes de Oaxaca, nada melhor que um autêntico mezcal, não é mesmo? Pois é, nesse bar, localizado bem no centro histórico de Oaxaca e decorado com muitas cores, o forte são as muitas opções de mezcal, de diferentes marcas e combinações. Aproveite o terraço para beber e curtir o clima bastante agradável da cidade.
El Cortijo Mezcaleria
Caso você não saiba muito bem o que é um mezcal, outro bar dedicado a essa bebida é o El Cortijo, onde o foco são degustações guiadas. Ali, o barman te serve três doses diferentes e explica cada bebida, da produção à finalização. Um dos tipos de mezcal é um que tem uma larva na garrafa, que deixa a bebida muito peculiar e exótica.
La Candela
Salsa, merengue, cumbia, bachatas e outros gêneros musicais nativos do México são maravilhosos para quem quer mexer o esqueleto. Aproveite as noites animadas dessa danceteria de Oaxaca para cair na pista e, mais ainda, para conhecer muita gente nova. A música é ao vivo, com bandas da mais alta qualidade.
La Cucaracha
Com ambientação de bar das antigas, o La Cucaracha é frequentado por habitués que o conhecem desde seu nascimento. Por isso, não se surpreenda se você encontrar muitos locais por lá. Em seu ambiente todo de madeira, há mezcals, bebidas deliciosas, drinks diferenciados e comidas pra lá de inusitadas. O preço é superbaixo, com várias promoções rolando.
El Piano y El Sofa
Ali você tem que ter etiqueta: só aceitam pessoas com sapato social e traje completo, já que o ambiente é bastante sofisticado. E o público também. Não é à toa que a música conta só com um lindo piano de calda de orquestração. É com esse instrumento que hits atemporais de diversos gêneros são reproduzidos, para a alegria e a felicidade dos turistas mais velhos e menos baladeiros.
Os valores serão convertidos no câmbio do dia de pagamento da reserva. Preços sujeitos disponibilidade de lugares e a alteração sem prévio aviso. Nos Reservamos o direito de corrigir possíveis erros de digitação
Para valores mais exatos, solicite o atendimento de um de nossos consultores e informe suas preferências para a viagem.
Todos os preços informados em moeda estrangeira são para pagamento em reais (R$), a serem convertidos à taxa cambial do dia do pagamento.
Saiba mais