Viagem para Guanajuato

O coração do México não é sua capital, muito menos as grandes cidades. O lugar referendado se chama Guanajuato. Além de ser o berço da independência Mexicana, a região de Guanajuato guarda outros segredos.

Conheça

História e cultura de Guanajuato

Falar da cidade de Guanajuato, a capital do estado homônimo mexicano, é falar de uma cidade ainda desconhecida por muitos brasileiros. Afinal, o México tem algumas atrações que roubam a atenção de qualquer turista, como as lindas praias de Cancún, Los Cabos e seus monumentos maias. Ainda assim, fechar um pacote para Guanajuato pode ser uma experiência única aos amantes de História. Uma joia do período colonial, a cidade de 170 mil habitantes tem um centro histórico fascinante, com praças e edifícios dos séculos XVI, XVII e XVIII tão belos que hoje são considerados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Surgimento de Guanajuato

Embora já tenha sido habitada por povos pré-colombianos, foi com os espanhóis que Guanajuato surgiu e cresceu. Ela tem em sua localização seu maior trunfo, já que ali se encontram minas e mais minas de prata abundantes, que atraíram inúmeros colonos ao longo dos séculos, ávidos pela riqueza mineral que sua região proporciona. Não à toa, a geografia de Guanajuato é bem irregular, com ruelas e becos subindo e descendo de forma vertiginosa entre as colinas. Para conhecer sua magia, os turistas precisam ter disposição para encarar esse terreno tão acidentado, mas o esforço vale a pena. As igrejas de Guanajuato estão entre as mais lindas do México, com destaque para a Catedral e para a Igreja de San Cayetano, bem como seus sobradinhos, coloridos e vibrantes. Seus monumentos e seus mirantes também impressionam, rendendo muitas fotos e cliques.

Curiosidade de Guanajuato

Aos amantes de cultura, vale fechar um pacote para Guanajuato e conhecer o Museu das Múmias, que conta com corpos naturalmente mumificados após a epidemia de cólera que assolou a cidade no século XIX. No outono, ali acontece também o Festival Internacional Cervantino, que toma o centro histórico de Guanajuato com peças baseadas nas obras de Cervantes e atrações de teatro internacionais. Por isso, para quem deseja conhecer um lado mais mágico e encantador do México, longe de seus clichês, esse é o destino perfeito, com arquitetura e História em altas doses para todos se apaixonarem.


Aeroporto: Aeroporto Internacional Guanajuato (BJX)

Capital: Cidade do México

Moeda: Peso mexicano (US$ 1 = 16,50 pesos mexicano)

Idioma: Espanhol

Visto: não é necessário

Vacinas: não é necessário

Código de telefone: 52

Eletricidade: 110V

Fuso horário: de  04 horas menos que o horário de Brasília

Melhor época para visitar: Temperatura média de 27ºC no Caribe Mexicano, de setembro a outubro existe o risco de furacões.

Teatro Juarez

Aos amantes de uma magnífica casa de ópera, o Teatro Juarez – localizado do lado da Iglesia de San Diego, no centro de Guanajuato – é o lugar perfeito. Construído no final do século XIX, ele tem uma arquitetura elegante e levemente neoclássica, graças às suas imponentes colunas. Atente-se às musas instaladas no topo da fachada principal, que homenageiam as ciências e as artes.

Monumento al Pípila

Localizado num dos pontos mais altos da cidade, ele é ótimo para quem deseja tirar fotos e contemplar o centro de Guanajuato do alto. Inaugurado em 1939, o monumento é dedicado a Pípila, um minerador da região que foi uma das peças-chave na luta pela Independência do México. A dica é subir até o ponto turístico de teleférico (funicular) e descer a pé, para poder conhecer as casinhas situadas ao pé do morro.

Museu das Múmias de Guanajuato

Um dos lugares mais populares do México, trata-se de um museu dedicado apenas a quem tem estômago forte. Afinal, é ali, em seu ambiente perturbador, que os turistas podem conhecer as famosas múmias de Guanajuato. Tratam-se de crianças, homens e mulheres que foram enterrados depois do surto de cólera ocorrido em 1833 e que naturalmente foram mumificados.

Iglesia de San Cayetano

A Iglesia de San Cayetano (ou Iglesia de la Valenciana, como ela também é chamada) é um ponto alto da religiosidade em Guanajuato. Erguida no século XVIII, entre 1775 e 1788, ela fica bem aos pés da mina de La Valenciana, que foi uma das mais importantes fontes de prata na região. O destaque vai para seu interior, ricamente ornamentado em marfim e madeiras preciosas.

Mina El Nopal

A mina desativada de El Nopal é uma atração imperdível para quem quer conhecer o passado minerador de Guanajuato. Seus ambientes, escuros e húmidos, rendem ótimos passeios, todos guiados por pessoas que conhecem muito bem a História do local. Há ainda os trilhos do antigo trem, além dos elevadores de carga e de utensílios como as enxadas usadas pelos mineradores.

Los Campos Restaurante

Um lugar simples, para quem quer apenas comer bem. Seu ambiente pequenino é desprovido de luxos, mas encantam as paredes de pedra e os móveis rústicos de apego colonial. Dentre as opções do cardápio focado em receitas típicas mexicanas, vale conhecer o pastel assado de carne e a salada de queijo de cabra. Para acompanhar, há ótimos sucos e águas aromatizadas.

La Taberna de Diego Y Frida

O casal mexicano mais famoso mundo afora – Frida Kahlo e Diego Rivera – dá nome a essa taberna toda moderninha, ideal para os mais jovens. Seu ambiente flerta entre o clássico e o novo, havendo várias pinturas e pôsteres homenageando Frida e Diego. No menu criado pelo chef Alberto Guadarrama, há opções internacionais e variadas, como massas, carnes e peixes.

La Trattoria de Elena

Não há localização mais apropriada para um restaurante em Guanajuato que o endereço dessa casa italiana. Afinal, a Trattoria de Elena fica em frente ao Jardin Unión, que pode ser deslumbrado de suas varandas bastante agradáveis. Por isso, as filas do restaurante são grandes, mas a espera vale a pena. Além da vista, há um ótimo cardápio, com pizzas e massas frescas.

Truco 7

Mesmo com uma decoração vintage, repleta de produtos antigos e um mobiliário retrô, trata-se de um restaurante em Guanajuato comandado por jovens antenados com as últimas tendências da gastronomia. O público descolado já denuncia isso, entornando muitas cervejas freneticamente. O destaque do menu são as enchiladas, panquecas de milho recheadas de carne. Uma delícia!

Habibti Falafel

Comer faláfel, um bolinho frito de grão-de-bico, não é muito comum no México e mais específico em Guanajuato, já que a iguaria é o prato nacional de muitos países do Oriente Médio. No entanto, a diversidade de Guanajuato permitiu que um restaurante fosse especializado justo nessa receita. São várias opções disponíveis, tudo feito com muito sabor e servido num ambiente pequenino e acolhedor.

One Bar & Lounge

A vista de toda a cidade de Guanajuato impressiona nesse bar moderno, ideal para quem quer ficar até altas horas acordado. Localizado no topo do Hotel Boutique, que fica em frente ao Jardin Unión, ele tem como foco os ótimos drinks, servidos por uma equipe atenciosa. Aproveite para tirar muitas fotos das igrejas históricas iluminadas, por um ângulo que você só encontra ali.

Vanilla Lounge Bar

Outro bar delicioso para quem não dispensa um bom drink em suas viagens. Também situado no centro da cidade, o Vanilla Lounge Bar se destaca por oferecer uma carta variada de coquetéis e música ao vivo de qualidade. Aos que têm fome, há ainda uma eficiente cozinha, que expede hambúrgueres bastante suculentos.

Why Not?

O nome em língua inglesa do bar tem tudo a ver com a proposta do restaurante: “por que não”? Trata-se de um bar voltado aos jovens universitários da cidade, que se divertem ao som de muita música e em festas bastante animadas que começam a partir da meia-noite. Por isso, é o lugar perfeito para quem quer dormir só até tarde. Ué, por que não fazer isso em Guanajuato?

La Inundación de 1905

É engraçado chamar um bar dedicado às cervejas artesanais de “A Inundação de 1905”, um episódio que deixou várias ruas alagadas em Guanajuato no comecinho do século XX. No entanto, até tem certo sentido. Afinal, a ideia é mergulhar em chopes e garrafas da mais alta qualidade, tudo servido num ambiente moderninho em que frequentam muitos universitários.

El Capitólio

Essa boate é perfeita para quem quer reviver os tempos áureos da dance music. Direto da década de 70, hits de disco e pop invadem o salão, que geralmente é lotado de gente. Vale a pena pedir os drinks, bem mais baratos que os de outras atrações da vida noturna local, e se arriscar no karaokê. O povo até desafina, mas é bastante engraçado!

Mais detalhes sobre o destino

Moeda oficial Peso Mexicano

Língua oficial Espanhol

Pacotes para Guanajuato

Atendimento Personalizado

Quer realizar a viagem de sua vida? Preencha o formulário abaixo e tire todas suas dúvidas com um de nossos consultores!