Viagem para Aparados da Serra

Os Canyons Brasileiros são de grande profundidade e extensão. Alguns chegam até 7km de extensão e 900mts de profundidade. Venha fazer essa viagem para o Aparados da Serra no Rio Grande Sul!

Saiba mais

Conheça

Os Canyons Brasileiros são de grande profundidade e extensão. Alguns chegam até 7km de extensão e 900mts de profundidade. Ao longo da cadeia de Canyons, o maior da América Latina, existem 36 grandes Canyons do quais 25 possuem nomes e 12 deles são os que mais chamam atenção pela sua beleza e extensão.

O início do complexo de Canyons é na altura da cidade de Urubici no estado de Santa Catarina. Aqui encontra-se a parte mais vertical, com uma altitude que chega a 1800m e seu final entre as cidades de Cambará do Sul – RS e São Francisco de Paula – RS. Dessa forma, o Aparados da serra é dividido em duas partes: parte da montanha está no estado de Santa Catarina e a outra parte está ao nordeste da Serra Gaúcha.

Os Aparados da Serra Geral possuem a maior área preservada da Mata Atlântica e, além da beleza dos Canyons, é possível encontrar animais silvestres e o maior número de vertentes de águas cristalinas do Brasil. Além disso, essa região é onde as menores temperaturas do país acontecem no inverno, chegando facilmente a temperaturas abaixo de 0 tanto do lado catarinense quanto do lado gaúcho, e por esse motivo, é conhecida como a montanha mais gélida do Brasil. A neve é comum por aqui e atrai turistas todos anos em busca do fenômeno!


Quando falamos da melhor época para conhecer Os Aparados da Serra chegamos à conclusão de que não existe uma época certa, mas sim, a época ideal dentro do que você está buscando na viagem.  Isso porque, há duas características climáticas da região e que você deve levar em consideração: 1) entre os meses de novembro e fevereiro as temperaturas estão mais elevadas e visitar cachoeiras e fazer trilhas que tem rios no caminho é mais agradável nesse período, porém, é a época com maior probabilidade de chuvas, deixando os rios mais cheios, e vez ou outra, com nuvens que podem impedir a vista lindíssima dos canyons. 2) No inverno, entre os meses de junho e agosto, o tempo é mais seco e a probabilidade de chuvas é bem menor, porém, as temperaturas são bem baixas e podem se tornar incômodas com trilhas que precisem passar pelas águas geladas dos rios da região. Independente da época que escolher ir, uma coisa é certa: a beleza do lugar é indescritível!

Pontos de atração no Aparados da Serra:

O turismo nessa região é dividido em Parques Nacionais e cada um deles possui uma beleza ímpar e canyons de tirar o fôlego. Como essa cadeia de canyons tem uma vasta extensão territorial que compreende parte do estado de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, é importante escolher a cidade ideal para ser a base, e assim, ficar perto dos atrativos que deseja conhecer. Abaixo destacaremos as principais atrações dentro de cada um dos parques com a sugestão de cidade base.

Parque Nacional dos Aparados da Serra: Fundado em 1959 o nome do parque é o mesmo do complexo de Canyons Aparados da Serra e está situado ao Sul entre os estados de SC e RS. São os municípios de Praia Grande - SC e Cambará do Sul – RS que tem parte de suas áreas territoriais dentro do Parque. Dentro dos limites está o Canyon Itaimbézinho um dos mais famosos e procurados do país.

Parque Nacional de São Joaquim: Fundado em 1961 esse parque está mais distante dos outros dois parques que compõem o complexo dos canyons. Está situado ao norte do complexo e são os municípios de Urubici – SC, Orleans – SC e Bom Jardim da Serra que tem parte de suas áreas territoriais dentro do Parque. Dentro dos limites do Parque existem profundas gargantas, como o Morro da Igreja que possui um abismo de mais de 1000mts e de onde é possível avistar o cartão-postal da região: a pedra furada.

Parque Nacional da Serra Geral: Fundado em 1992 o Parque da Serra Geral é vizinho do Parque Aparados da Serra e seu surgimento se deu justamente para contribuir na preservação do Parque vizinho. O parque está situado ao Sul do Complexo de Canyons entre os estados de SC e RS. São os municípios de Praia Grande – SC, Jacinto Machado - SC e Cambará do Sul – RS que tem parte de suas áres territoriais dentro do Parque. Dentro dos limites do parque existem mais de 4 grandes canyons sendo o Fortaleza e o Malacara os mais conhecidos e mais procurados. O Canyon Fortaleza é o mais explorado e tem fácil acesso por estar localizado próximo a área urbana de Cambará do Sul.

A gastronomia da Serra Catarinense e da Serra Gaúcha são muito similares. No geral, a culinária das cidades serranas prepara os moradores e visitantes para enfrentar as baixas temperaturas. É farta, calórica, saborosa e rica em especialidades alemãs, italianas, suíças e em ingredientes coloniais e orgânicos. Massas, galetos e polentas normalmente são o carro-chefe e não podem faltar nos fartos bufês ou cardápios dos restaurantes da serra gaúcha, além do tradicional e conhecido churrasco gaúcho. Outro campeão de audiência são os fondues, muito procurados por turistas e casais apaixonados. As delícias de um bom café da manhã ou café colonial também aguçam os paladares, como cucas, chimias, pão colonial e grostoli. A bebida mais apreciada dessa região é o vinho. Não à toa, é a região do Brasil que mais produz vinhos e algumas vinícolas possuem rótulos conhecidos e premiados internacionalmente.  Independente se você escolher ir para a Serra Catarinense ou para Serra Gaúcha, excelentes comidas e bebidas não vão faltar!

Mais detalhes sobre o destino

Moeda oficial Real

Língua oficial Português

Pacotes para Aparados da Serra

Atendimento Personalizado

Quer realizar a viagem de sua vida? Preencha o formulário abaixo e tire todas suas dúvidas com um de nossos consultores!

Certificações

Traveller Made® Member Agency