Roteiro
Dia 1: Chegada a Paro e Viagem, Paro / Thimphu
Assim que você pousar no aeroporto de Paro, nosso guia estará à sua espera para levá-lo até Thimphu. Após o almoço, vá até o Memorial Chorten, lembrança do falecido 3º Rei. Esse espaço se transformou em um ponto de encontro para os mais velhos, que passam o dia recitando mantras e socializando. Explore o Changangkha Lhakhang, o templo mais antigo da região, que proporciona uma vista incrível do vale. Visite o local onde está o animal nacional do Butão, o Takin, e siga para ver a grande estátua de Buda recém-construída, que oferece uma visão esplêndida de Thimphu. Após as cinco da tarde, faça uma visita à fortaleza Tashichho Dzong, onde está localizado o trono do rei. À noite, aproveite para caminhar pela vibrante cidade, a mais populosa do Butão.
Dia 02: Thimphu – Punakha
De manhã, explore o movimentado mercado de fim de semana, que ocorre de sexta a domingo, onde os habitantes das vilas vizinhas vendem seus produtos e fazem trocas por itens de primeira necessidade. No passado, o escambo era comum entre todos. Faça uma visita à Fábrica de Papel Artesanal, tradicional na região. Em seguida, conheça a Escola de Artes e Ofícios, onde os alunos se dedicam ao aprendizado de 13 diferentes ofícios típicos do Butão. Visite também o Museu do Patrimônio Popular, que retrata como eram as residências tradicionais no passado. Depois, vá à Biblioteca Nacional, que guarda um importante acervo de textos budistas e ensinamentos contemporâneos de mestres do mundo. Continue sua jornada até a escola monástica Dechenphodrang, onde você poderá conhecer os jovens monges. Em seguida, vá até o convento de Zilukha para se encontrar com as freiras e ter um breve bate-papo com elas. Almoce na cidade e, depois, inicie a viagem para Punakha, passando pelo Passo Dochula, que está a 3200 metros de altitude. Se as condições climáticas forem favoráveis, você será recompensado com uma vista deslumbrante dos picos mais altos do Butão, com uma panorâmica que se estende por quase 180 graus. Reserve um tempo para caminhar entre os 108 stupas recém-construídos e siga até o vale subtropical de Punakha, onde a vegetação é diversificada. No caminho, antes de chegar ao hotel, faça uma caminhada tranquila pelos campos de arroz e pelo vilarejo histórico, até o Chimi Lakhang, conhecido como o templo da fertilidade, famoso por sua arte religiosa.
Dia 03: Punakha – Paro
Se você estiver se hospedando no Meri Puensum, Zandopelri ou Densa, pela manhã cedo é uma ótima oportunidade para subir até o topo da colina e conhecer o convento, ter um momento com as freiras e desfrutar da bela vista de Punkha e do vale de Wangdi. Depois do café da manhã, prossiga para conhecer o Punakha Dzong, a fortaleza que abriga o templo mais detalhado do país. Essa fortificação é uma atração indispensável no Butão e um magnífico exemplo da rica cultura artística e arquitetônica butanesa. Retorne a Paro. Durante o trajeto, é possível fazer uma parada em Thimphu para almoçar. Após a refeição, continue visitando outras atrações que você pode não ter visto anteriormente. No fim da tarde, siga na direção de Paro. Ao chegar, faça uma visita ao Paro Dzong a pé e atravesse a ponte de madeira mais antiga ainda em funcionamento. Explore a parte antiga de Paro e confira algumas lojas de artesanato local. Você terá a chance de assistir a uma partida do tradicional jogo de arco e flecha. À noite, retorno ao hotel.
Dia 04: Passeio Turístico em Paro
Pela manhã, dirija-se à base para a trilha (3 horas de subida) até o Ninho do Tigre, o templo mais sagrado do país, que está praticamente suspenso em um penhasco de granito com vistas para o vale de Paro. A maior parte do dia será dedicada a essa caminhada. No caminho de volta, se ainda tiver disposição e tempo, visite o Kichu Lakhang, um dos templos mais antigos do Butão, que simboliza o começo do budismo no país. Um banho em pedras quentes está disponível por um custo extra. Aproveite um jantar de despedida com seu guia.
Dia 05: Paro / Delhi / Partida
No horário apropriado, traslado para o aeroporto a fim de embarcar em um voo rumo a Delhi. Ao chegar no aeroporto de Delhi, faça a conexão para seu voo de retorno.
Valores sujeitos a confirmação e alterações sem aviso prévio
Mínimo de passageiros | Valor por pessoa em dólar americano | |
03* Hotels | 04* Hotels | |
02 Pax | USD 2.306 | USD 2.819 |
03 - 05 Pax | USD 2.181 | USD 2.695 |
06 - 08 Pax | USD 2.118 | USD 2.639 |
Single Room complemento | USD 257 | USD 708 |
Guia que fala em espanhol | USD 973 Total |
Hotéis e serviços
CITY | 03* Hotels or Similar | 04* Hotels or Similar |
Thimphu | Hotel Osel / Hotel Thimphu Tower / City Hotel / Hotel Tara Phyendeling | Hotel Druk / Norkhil Boutique hotel / Hotel Ramada Valley |
Punakha | Four Boutique / Hotel River Valley / Eco Lodge / Zhingkham Resort | RKPO Green Resort |
Paro | Tashi Namgay Resort / Khangku Resort / Hotel Olathang, Metta Resort | Naksel Resort / Himalayan Keys Resort |
A experiência inclui os seguintes serviços:
- Acomodação em hotéis por 4 noites em quarto duplo/twin.
- Estadia em regime de pensão completa (todas as refeições - Buffet fixo) conforme o itinerário.
- Guia em inglês em tempo integral, conforme o itinerário.
- Transporte privativo para traslado do aeroporto e todos os pontos turísticos.
- Água mineral de cortesia fornecida apenas no veículo.
- Taxa de Desenvolvimento Sustentável (SDF) (paga ao governo).
- Taxa única de visto.
- Taxas de monumentos/museus para o itinerário que abrange o oeste do Butão.
- Todos os impostos aplicáveis.
O valor não inclui:
- Seguro Viagem.
- Despesas de natureza pessoal, como bebidas, telefone, contas de lavanderia, etc.
- Gorjetas e taxas de carregador.
- Quaisquer despesas adicionais incorridas devido a atrasos ou cancelamentos de voos, condições climáticas, fechamentos políticos, falhas técnicas, etc.
Quaisquer outros serviços não especificados acima.
# Passaporte e visto
É necessário um passaporte válido com validade de seis meses para o Butão. Os hóspedes devem obter a autorização de visto antes da visita. Os pedidos de visto são processados por meio de um sistema online.
# Clima
O Butão é um destino para o ano todo. Mas a melhor época para viajar para o Butão é de março a maio e de setembro a novembro. Nessa época, o clima agradável e os festivais populares contribuem para a alta temporada turística no Butão.
De meados de novembro a meados de março, ocorre o inverno, quando a temperatura varia de 0 a 15 graus Celsius. De junho a agosto, o Butão vivencia a temporada de monções.
# Aeroporto e alfândega
Todos os viajantes estrangeiros devem apresentar seus dados no formulário de declaração alfandegária prescrito ao chegar ao Aeroporto Internacional de Paro. Além disso, recomenda-se aos viajantes que tenham cuidado ao comprar itens antigos ou religiosos. As autoridades alfandegárias não permitem que você leve esses itens para fora do Butão, a menos que uma etiqueta de não antiguidade esteja anexada.
# Franquia de bagagem
A franquia padrão de bagagem gratuita para voos na Classe Econômica é de 20 kg e, na Primeira Classe, é de 30 kg.
# Taxa de embarque do aeroporto
A taxa de embarque do aeroporto geralmente está incluída nas passagens aéreas internacionais e você não precisa pagar no aeroporto.
# Saúde
Não é obrigatório, mas é aconselhável tomar a vacina contra tétano, febre tifoide e hepatite antes da viagem. Além disso, um certificado de vacinação contra febre amarela é necessário se você vier de um país com risco de transmissão de febre amarela.
Serviços de saúde gratuitos e adequados estão disponíveis no Butão, especialmente em Thimphu e outras cidades importantes que possuem hospitais bem equipados.
# Idioma
A língua nacional do Butão é o dzongkha, o mais falado no país. Os butaneses também falam inglês, o que facilita muito a comunicação com os viajantes.
# Compras
O Butão é famoso pela seda e pelos tecidos artesanais. Além disso, peças de madeira, bambu e papel, cestos e bengalas artesanais são famosos aqui. Além disso, as melhores coisas para comprar no Butão são máscaras feitas de peles de animais, pinturas budistas Thangka e selos postais coloridos e criativos. Há também muitas lojas de artesanato em Thimphu e outras cidades importantes, onde você pode explorar itens tradicionais, incluindo produtos de prata finamente trabalhados.
# Culinária
Pimenta e especiarias são os principais ingredientes da distinta culinária butanesa. O arroz é o ingrediente principal de quase todas as refeições butanesas. O arroz é consumido com carne ou vegetais. Carne de porco, carne bovina e frango são os alimentos mais consumidos no Butão. Os vegetais mais consumidos são espinafre, tomate, abóbora, nabo, cebola, rabanete, alga marinha e feijão-verde.
Os pratos butaneses mais populares são Ema Datshi, Momos, Phaksha Paa, Jasha Maru, Arroz Vermelho, etc.
Os valores serão convertidos no câmbio do dia de pagamento da reserva. Preços sujeitos disponibilidade de lugares e a alteração sem prévio aviso. Nos Reservamos o direito de corrigir possíveis erros de digitação
Para valores mais exatos, solicite o atendimento de um de nossos consultores e informe suas preferências para a viagem.
Todos os preços informados em moeda estrangeira são para pagamento em reais (R$), a serem convertidos à taxa cambial do dia do pagamento.
Saiba mais