Viagem para Ceará

Conhecido pela beleza de seu litoral, pela religiosidade popular e pela fama de ser grande berço de talentos do humor, o Ceará ainda tem serra, sertão e um povo acolhedor que faz a diferença e dá um toque especial a este destino maravilhoso!

Saiba mais

Conheça o Ceará

Também é conhecido como "Terra da Luz" - referência à grande quantidade de dias ensolarados, o Ceará também é terra de escritores como José de Alencar, Rachel de Queiroz, Patativa do Assaré, além de revelar os maiores humoristas do país e ter figuras populares como o Bode Ioiô - famoso em Fortaleza, chegou a ser eleito vereador da cidade; e o Seu Lunga, de Juazeiro do Norte, famoso pela sua intolerância com perguntas óbvias!! 

Com uma maneira muito peculiar de falar, na pronúncia das palavras, na entonação da voz, e no uso vocábulos e expressões típicas, como “Botar buneco” - que significa “criar caso, fazer confusão por pouca coisa”, o povo cearense é irreverente, alegre e irá lhe receber de braços abertos!  

Com origem portuguesas e relevante influência indígena, arte - cultura e artesanato cearense se destacam na produção de redes com os mais diversos bordados e rendas feitas em bilros (pequenas peças de madeira torneada), desde meados do século XVIII. Madeira e barro são base para outra produção de destaque, as esculturas humanas – como a famosa índia Iracema - cartão postal de Fortaleza, capital do estado! 

Em diversas áreas do interior cearense, os cordéis, assim como os repentistas e poetas populares, especialistas no improviso de rimas, ainda estão presentes e ativos, seguindo uma tradição que remonta aos trovadores e poetas populares de origem portuguesa. Outra forte influência portuguesa se encontra nas festas de padroeiros, que estão entre as principais festividades da cultura cearense - cada um dos 184 municípios cearenses possui seu padroeiro, incluindo a cidade de Juazeiro do Norte, que surgiu de um assentamento sob orientação do Padre Cícero e hoje tornou-se um local de peregrinação religiosa atraindo milhares de turistas de vários locais do Brasil. O padroeiro do Estado do Ceará é São José, e o dia 19 de março carrega um enorme significado para o cearense – segundo a tradição e a fé, se nesse dia houver chuva, o "inverno" estará garantido, do contrário, a seca estará presente! 

Praia e Serra 

Além de muita cultura, música e história pra contar, o Ceará ainda possui uma extensa faixa litorânea, com praias de beleza inenarrável. Começando pela belíssima orla central de Fortaleza, formada pelas praias de Iracema, Meireles e Mucuripe, que atraem turistas e moradores pela enorme variedade e quantidade de serviços e locais turísticos como o Jardim Japonês - em Meireles, o calçadão e a Ponte dos Ingleses em Iracema – excelente local para observar o sol se pôr, e o incrível Mercado dos Peixes, no Mucuripe – onde você pode comprar os frutos do mar nos boxes dos pescadores e levar às barracas para serem preparados na hora!! O preço do preparo é quase simbólico e as barracas oferecem cerveja gelada, batidas e vista perfeita da praia e seus barquinhos de pescadores!!! 

A apenas 11 quilômetros do Centro, você chega à Praia do Futuro – considerada uma das mais belas praias urbanas do Brasil e queridinha dos turistas, esbanja em estrutura e mordomia aos turistas! Além da famosa “Caranguejada” as barracas oferecem outras delícias da gastronomia regional e megaestruturas com sauna, piscinas, toboáguas, playgrounds, música ao vivo e shows de humor! 

Pela costa leste – conhecida como Sol nascente - há uma infinidade de praias por trás de dunas e falésias coloridas deslumbrantes. Em Porto da Dunas a parada quase que obrigatória é no Beach Park – o maior parque aquático da América Latina! Prainha – a preferida dos cearenses, Morro Branco – e suas incríveis areias coloridas e a Praia das Fontes - que tem como cartão postal o labirinto de imensas falésias que chama a atenção pelas cores avermelhadas e pelo tamanho, são algumas praias que você vai curtir até chegar a famosa Canoa Quebrada – que durante muito tempo foi pacata e um escondida, hoje recebe muitos turistas e continua com sua beleza indiscutível e deliciosas atrações! 

Na costa oeste – Sol Poente - imperdível conhecer a Praia de Icaraí - com suas areias branquinhas e mar azul, conhecida por suas ondas e ótima infraestrutura de serviços. Cumbuco tem o céu colorido pelas velas de kite surf – com condições perfeitas, é uma das praias prediletas dos amantes de surfe também. 

Formada por falésias, dunas e coqueiros, Lagoinha é uma das praias mais belas do Ceará, e finalmente a Praia de Jericoacoara – com paisagens indescritíveis que você precisa conhecer. Jeri seduz com sua beleza e foi tombada e transformada em área de Proteção Ambiental Federal.  

Para quem acha que nordeste é só calor, você precisa conhecer as serras do Ceará. No carnaval, aproveite para fugir da folia na Serra de Guaramiranga onde acontece o Festival de Jazz e Blues. Durante a última semana de Julho, acontece o Festival de Música da Ibiapaba na cidade de Viçosa do Ceará com algumas extensões em outras cidades da Serra da Ibiapaba. 

Melhor época para visitar o Ceará 

A melhor época é entre os meses de julho e dezembro, quando o sol é garantido, assim como os ventos. O período de chuvas vai de janeiro a junho, sendo que a probabilidade é maior entre março e maio.


Capital: Fortaleza 

DDD: 85 

Aeroporto: Aeroporto Internacional Pinto Martins 

Fuso Horário (em relação à Brasília): não há fuso horário 

Clima: temperaturas bem amenas com média variante entre 24°C e 28°C no litoral, 20°C e 25°C na serra e 26°C e 29°C no sertão. 

Vacinas: recomendável vacina contra febre amarela.

  • Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Fortaleza) 
  • Museu da Cachaça (Maranguape) 
  • Theatro José de Alencar (Fortaleza) 
  • Tapioqueiras (Messejana) 
  • Jijoca de Jericoacoara

Mais detalhes sobre o destino

Moeda oficial Real BRL

Língua oficial Português

Pacotes para Ceará

Atendimento Personalizado

Quer realizar a viagem de sua vida? Preencha o formulário abaixo e tire todas suas dúvidas com um de nossos consultores!