Viagem para Jericoacoara

É no município de Jijoca, a 300km de Fortaleza e na costa oeste do Ceará, que está localizada a vila de Jericoacoara, para os íntimos Jeri . Um lugar de belezas únicas e muito popular entre os viajantes que procuram por sossego. Reserve sua viagem para o Jericoacoara, um destino de encantar no Ceará!

Saiba mais

Conheça

Jeri, como é carinhosamente chamada, é um santuário ecológico e já foi considerada pelo Washington Post como uma das 10 mais lindas praias do planeta.

Quando falamos de modernidade, Jeri é um caso à parte. A energia elétrica se limita a uma rede subterrânea que alimenta toda a vila e não possui iluminação pública, então, no período da noite, o que prevalece é a claridade da lua e das estrelas.  Isso faz com que o contato com a natureza seja incrivelmente intenso e contribui para que você esqueça do mundo. Além disso, não existe trânsito, pois não há necessidade de carros nem de horários ou complicações. Em Jeri a simplicidade se faz presente todo o tempo e proporciona uma sensação de liberdade indescritível para os seus visitantes.

Ir até Jeri é ter a certeza de que a viagem jamais será esquecida. As belezas das paisagens impressionam a todo o instante: São lagoas de água salgada e doce, praias preservadas, rochas esculpidas pelo vento. Ficar pelo menos cinco dias na vila vale a pena, porque a viagem é cansativa. Gigantescas dunas móveis, coqueirais, lagoas de águas cristalinas, manguezais, cavernas, praias de enseada e de oceano, esperam por aqueles que querem vivenciar uma experiência diferente.


Informações:

Aeroporto: Você pode chegar em Jeri pelo Aeroporto Internacional de Fortaleza (FOR) e pegar um traslado regular ou privado até a vila, ou então, descer no Aeroporto Regional de Jericoacoara (JJD) que está localizado a 30km de Jeri.

Moeda: Real

Idioma: Português

Visto: O visto não é necessário.

Vacinas: Não é necessário.

Código de telefone: DDD 88

Eletricidade: 220V

Fuso horário: Horário de Brasília

Pontos de atração em Jericoacoara:
Quando o sol nasce no horizonte, as opções do que fazer em Jeri nascem com ele. Isso porque, os maiores atrativos da vila são para serem aproveitados durante o dia. Abaixo listamos alguns dos lugares que você poderá conhecer, mas para além deles, há outras opções que você poderá escolher. Conhecer todas elas dependerão da quantidade de dias que você ficar por lá.

Praia de Jeri: é a praia mais próxima da vila, a mais visitada e de acesso mais simplificado. Possui uma grande faixa de areia e geralmente o mar está tranquilo. Além disso, possui infraestrutura turística com vários bares e restaurantes na beira do mar. A paisagem da praia muda muito quando a maré está cheia e quando está baixa. Na maré baixa, o caminho de areia até o mar é extenso e, na maré baixa, o mar invade grande parte da areia, e com isso, fica bem próximo da vila. Em ambos os casos, a praia fica linda!

Duna do Pôr-do-Sol: A duna alta e muito frequentada no final da tarde para observar o pôr-do-sol fica ao lado da vila de Jericoacoara. Em todo final de tarde, inúmeras pessoas sobem até o topo da duna para observar o espetáculo do sol se pondo. Como o número de pessoas por lá é alto nesse horário, muitos vendedores ambulantes vão para a duna, então, caso queira beber ou comer algo enquanto o sol não termina o espetáculo será possível. É um momento único e que proporciona lindas fotos.

Pedra Furada: É um dos principais cartões-postais de Jeri e, como já diz o nome, é uma Pedra Furada. O melhor horário para chegar à pedra é quando a maré está baixa, e durante o percurso, há várias pedras menores e muito bonitas que oferecem a oportunidade de que inúmeras fotos bonitas sejam tiradas. No mês de julho, a pedra fica ainda mais especial, pois nessa época o sol se põe na fenda dentro da pedra tornando o visual ainda mais lindo do que normalmente já é. Esse é um passeio obrigatório para quem visita Jericoacoara.

Lagoa do Paraíso: No município de Jijoca está localizada a Lagoa do Paraíso, que é provavelmente, a lagoa com a cor mais bonita na região. Com uma mescla de azul-claro e azul-escuro, a lagoa proporciona um espetáculo para os olhos e encanta os que escolhem essa lagoa para relaxar. Uma tradição por aqui são as redes dentro d’agua para os visitantes usufruírem e aproveitarem. Além disso, a lagoa conta com várias opções de restaurantes que colocam mesas e cadeiras dentro d’agua para que você aproveite ainda mais o descanso e tranquilidade que a lagoa oferece.

Lagoa Azul: é conhecida por ter bancos de areia dentro d’água que são ótimos para relaxar e por ser o local ideal para quem procura tranquilidade. É uma lagoa de água doce cristalina cercada por vegetação nativa, chamada de “Caribe Nordestino”. É menos popular do que a vizinha Lagoa do Paraíso, mais ao mesmo tempo é menos movimentada. É ideal para quem gosta de sossego.

 

Culinária:

A culinária de Jericoacoara, assim como a grande maioria das cidades praianas, tem os frutos do mar como base da sua gastronomia. Peixes, camarão, lagosta e frutos do mar são as principais bases dos pratos que os restaurantes da vila oferecem, além de, vários pratos típicos do Nordeste brasileiro. Mas se você não gosta desse tipo de comida, não se preocupe! Em Jeri os restaurantes também têm várias opções de pratos elaborados com carne. Sem dúvida, a vila possui opções para todos os gostos e paladares.

Restaurantes:
Além das belas praias e lagoas que cercam a vila, Jeri oferece diversas opções de restaurantes aconchegantes e com comidas de qualidade que valem a visita. Muitos deles aderem ao estilo do vilarejo e combinam com a rusticidade do lugar. São várias opções, e abaixo listamos algumas delas:

Tamarindo: certamente, é um dos melhores restaurantes de Jericoacoara. O restaurante tem decoração rústica e ambiente agradável, com poucas luzes, que ficam espalhadas e presas às várias árvores do lugar. Entre elas, o famoso pé de tamarindo logo na entrada. O cardápio é bem variado e atende todos os gostos. A especialidade da casa são os frutos do mar, mas também pode-se pedir por massas, risotos e pizzas.

Pimenta Verde: tem como especialidade a moqueca, o camarão com manga e a peixada cearense. Serve também pratos feitos com gostinho de comida caseira, para um almoço saudável e com preço justo. O lugar é pequeno, mas charmoso e o atendimento é atencioso.

Na Casa Dela: possui uma decoração charmosa que nos dá a impressão de se estar mesmo em uma casa. O cardápio é mais enxuto, mas as opções são boas e bem servidas, como a panqueca de tapioca recheada com carne seca, abóbora e queijo coalho. Os pratos são baseados em ingredientes nordestinos e servem tranquilamente duas pessoas.

Romã: Tem excelente gastronomia e preço justo. Do ceviche de salmão com romã e pimenta biquinho a um calzone italiano, a culinária não decepciona. É fácil sentir o cuidado na escolha dos ingredientes, assim como na execução dos pratos. Perfeito para fugir um pouco dos onipresentes frutos do mar, há opções de massas, risotos e carnes, como a picanha suculenta, que vem macia e no ponto certo.

Bistrôgonoff: O restaurante de nome diferente fica numa das ruelas movimentadas de Jeri. O lugar é pequeno, mas os pratos são gostosos e o cardápio, variado. O preço é razoável, sendo uma boa opção tanto de dia quanto à noite. Entre as opções mais pedidas estão os strogonoff de carne e especialmente o de camarão, que é bem servido e acompanha arroz e batata.

Vida Noturna:

Jericoacoara é um destino que agrada todos os gostos, seja os que preferem mais sossego ou aqueles que gostam mais de agito. Como estamos falando do Ceará, as noites da vila são embaladas pelo forró. A pouca quantidade de iluminação pública nas ruas garante um clima especial deixando aparente as belezas do céu na imensidão do céu escuro. No final do dia o lugar mais animado da vila para você curtir é rooftop do hotel Hurricane Jeri. O espaço ao ar livre funciona como uma espécie de bar e lounge, tem DJ's e outras atrações que variam a cada dia. Boa opção para quem quer assistir o pôr do sol de uma forma mais animada. 

Quando o sol se põe e a noite cai, várias barraquinhas de caipifrutas são montadas no final da Rua Principal, junto da praia. Muitas pessoas ficam por ali conversando e tomando drinks, especialmente o "capeta", capifrutas ou capirinhas. De lá, muita gente segue para outros locais. 

Para quem prefere uma noite sossegada, uma das opções é apenas sair para jantar. Alguns restaurantes têm música ao vivo durante o jantar. Uma das opções é o bar-restaurante Samba Rock, um lugar alto-astral com DJ's e música ao vivo. Para quem quer dançar, a sugestão é o Restaurante Dona Amélia, que tem forró e uma pista ao ar livre às quartas-feiras e sábados ou o Maloca, que tem um forró às quintas-feiras. Para quem gosta de beber, a Cachaçaria Gourmet é uma boa pedida, com bebidas diferentes, feitas com as frutas mais variadas. Opção é o que não vai faltar para você curtir a noite na vila mais charmosa do Brasil!

Melhor época para ir:

A vila de Jericoacoara é um destino que você pode visitar durante todo o ano. O calor se faz presente em qualquer época, sendo que, no verão a temperatura fica por volta dos 35ºC graus e no inverno por volta dos 22ºC. O período de chuvas é entre os meses de janeiro a junho e, a probabilidade aumenta, entre os meses de março e abril. Porém, isso não é um problema, pois é nessa época que são formadas as lindas lagoas da região. Além disso, ir nos meses com maior probabilidade de chuvas não significa necessariamente que todos os dias serão chuvosos, pois geralmente as chuvas vêm e logo vão embora. Uma coisa é certa: em qualquer época que escolher ir você vai conseguir aproveitar e conhecer os encantos desse lugar incrível!

Mais detalhes sobre o destino

Moeda oficial Real

Língua oficial Português

Pacotes para Jericoacoara

Atendimento Personalizado

Quer realizar a viagem de sua vida? Preencha o formulário abaixo e tire todas suas dúvidas com um de nossos consultores!

Certificações

Traveller Made® Member Agency