Viagem para Pernambuco

Natureza exuberante, patrimônios naturais, culturais e imateriais, gastronomia pra lá de deliciosa e um povo que esbanja alegria e disposição pra viver essas maravilhas! Conheça Pernambuco - do litoral ao sertão suas paisagens vão te conquistar!

Saiba mais

Conheça Pernambuco!

A história do Estado de Pernambuco é marcada por diversos conflitos, alvo de invasões e revoltas desde o período do Descobrimento do Brasil. Ocupada durante muitos anos por holandeses que incendiaram Olinda e nomearam Recife como a sua capital no território brasileiro – ainda carrega marcantes características na arquitetura e nas construções de grande porte. Hoje, Recife é a “capital do Nordeste” - principal porta de entrada de estrangeiros no Brasil pela região. 

Um povo que gosta de exaltar feitos e características próprias - o pernambucano tem orgulho da sua terra e principalmente da sua história e cultura. Dizem que ser pernambucano é acreditar que Recife é mesmo a ‘Veneza Brasileira’, adorar bolo-de-rolo e suco de pitanga, ir ao Alto da Sé em Olinda apenas para ver Recife ao longe e comer tapioca, conhecer a estória de “Biu do Olho Verde” e da “Perna Cabeluda” e ainda saber distinguir entre o Maracatu do Baque Solto do Maracatu do Baque Virado!! 

Com intensa atividade turística, natureza privilegiada e uma das culturas mais ativas, ricas e diversificadas do Brasil, Pernambuco pode lhe oferecer destinos e viagens incríveis em suas três regiões: Zona da Mata, faixa próxima ao litoral; a zona do Agreste, de transição; e o sertão, zona semiárida no extremo oeste 

Confira, conheça Pernambuco, você vai se apaixonar!


Começando pela capital - Recife é um reconhecido centro cultural, de lazer e serviços do nordeste do Brasil. Com mais de 1,5 milhão de habitantes, a região metropolitana de Recife se destaca como líder econômico regional, abrigando as principais indústrias do estado e o maior parque tecnológico do Brasil - o Porto Digital.  

Rica e plural em atrativos, a cidade contrasta entre antigos monumentos do Recife Antigo e modernas edificações do centro de negócios da cidade; os variados cenários de rios, com muitas pontes; praias incríveis, como a de Boa Viagem que pulsa energia, sem contar a hospitalidade de seu povo. Uma das cidades brasileiras mais visitadas durante o CarnavalRecife arrasta multidões ao som do frevo e maracuatu que embalam o desfile dos blocos e troças carnavalescas – destaque para o Galo da Madrugada – reconhecido pelo Guinness Book como o maior bloco carnavalesco do mundo!!!  

A região do porto, no bairro do Recife Antigo, está toda revitalizada e é um convite a longas conversas nas mesas dos bares que tem o Capibaribe como cenário de fundo! Não deixe de visitar o "Museu Cais do Sertão” - um museu interativo sobre o Sertão e Luiz Gonzaga, eleito um dos vinte melhores museus da América do Sul em 2015 pelos seus usuários!!  

Seguindo para o Litoral Sul pernambucano você vai se deparar com lugares paradisíacos da Rota dos Coqueiros, como Pedra de Xaréu, Enseada dos Corais, Gaibu e também a bela Reserva do Paiva. 

Na região de Ipojuca, cerca de 49 km de Recife, você vai entrar em trecho da Mata Atlântica e avistar verdadeiros cartões-postais em praias de mar azul-turquesa e grandes conjuntos de arrecifes, visíveis durante a maré baixa, que formam piscinas naturais de águas mornas, tranquilas e com peixes coloridos. Com excelente infraestrutura hoteleira e de restaurantes, a charmosa e encantadora Praia de Porto de Galinhas - a mais famosa da região, atrai turistas do Brasil e do mundo! 

Não deixe de visitar a Vila e conhecer o artesanato ícone da região, as simpáticas Galinhas D’angola! Na vila há ainda diversos bares e restaurantes com diferentes opções de comida nordestina, sempre acompanhada de alegria e música boa! 

Na Praia de Maracaípe - vizinha de Porto - as ondas quebram fortes e é lugar ideal para o surfe – há etapas de campeonatos que acontecem por lá. De lá, num deliciospasseio de jangada pelo Rio Maracaípe você pode visitar as áreas de mangue e o santuário de cavalos-marinhos. 

Mas se você quer sossego, visite a Praia de Muro Alto! Um privilegio da natureza com uma bela e gigante piscina natural de aproximadamente 2,5 km de extensão, onde você pode curtir as águas mornas da praia e aproveitar um dia típico no nordeste brasileiro. 

Mais à frente, pouco mais de 100 km da cidade de Recife, Tamandaré tem as praias mais desertas do litoral sul - são 16 km de praias com paisagens sensacionais quase intocadas e perfeitas para passar dias de pura tranquilidade. Na Praia dos Carneiros, aléde suas águas mornas cristalinas, ainda existe uma simpática igreja do século XVIII, que ocupa lugar de destaque na areia branca e deixa o local ainda mais charmoso. Em Guadalupe - com um visual de tirar o fôlego, você pode curtir a natureza e tomar um banho de lama que promete ser um deleite para a sua peleNa quase deserta Ilha de Santo Aleixo, você também encontra uma natureza majestosa e piscinas naturais com águas quentinhas.

A poucos minutos da cidade do Recife, no sentido norte do litoral do estado, Olinda encanta por seu charme, pelo Carnaval animadíssimo - que atrai milhares e milhares de visitantes, e também pelas suas belas construções. Não foi à toa que recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. 

Suas famosas ladeiras abrigam um sítio histórico com igrejas incríveisprédios barrocos, casarões, museus e ateliers de inúmeros artistas e artesãos consagrados internacionalmente. No Mercado da Ribeira e o Mercado de Artesanato do Alto da Sé, são ótimos lugares para encontrar souvenirs típicos, como folhetos de literatura de cordel e carrancas esculpidas em madeira, além de poder provar a inigualável tapioca da Sé. 

Olinda também possui praias incríveis como a Praia do Carmo, Casa Caiada e a tranquila São Francisco!

Na faixa da região agreste do estado, com um charme que lhe é peculiar, a pequena cidade de Garanhuns é conhecida carinhosamente como a “Suíça Pernambucana”. A apenas 240 km da capital pernambucana - Recife, localizada numa região montanhosa do Planalto da Borborema, com ponto mais alto situado a 1.030 mseu clima ameno no verão e temperaturas baixas no inverno, atípico para o resto da região, atrai muitos turistas. Durante o mês de julho, as atividades turísticas se intensificam, devido ao "Festival de Inverno de Garanhuns" - evento que promove diversos shows e intensa programação nos principais pontos da cidade. Além disso destacam-se vários pontos turísticos, como o Relógio das Flores (Praça Tavares Correia), o Palácio Celso Galvão, o Parque Euclides Dourado (ou Parque dos Eucaliptos), o Parque Ruben Van Der Linden (ou Parque Pau-Pombo), o Castelo de João Capão, o Cristo do Magano, o Mosteiro de São Bento, o Monumento do Ipiranga, o Seminário São José e as Sete Colinas. Tem também o maior Cristo do Brasil em altitude!

Pra dentro do estado, na região do agreste, Caruaru atrai cada vez mais milhares de visitantes que buscam uma vivência cultural local diferenciada! Quem nunca ouviu falar do São João de Caruaru? 

Durante todo o mês de junho, o Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga entra em festa e todos dançam ao ritmo do forró, além das apresentações das quadrilhas e dos diversos quitutes tipicamente nordestinos em generosas porções! 

Declarada patrimônio histórico e imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Feira Livre de Caruaru é a maior feira livre do mundo e ocupando cerca uma área de 90 mil m² - onde você vai encontrar uma gigantesca variedade de artesanato típico, como produtos feitos de couro e cerâmica, roupas e acessórios, além de delícias regionais, como carne de sol e cuscuz. 

No Alto do Moura – bairro mais famoso de Caruaru, a comunidade artística virou referência mundial e é considerada pela Unesco o maior centro de artes figurativas das Américas. Ali, você pode se surpreender com incríveis trabalhos artesanais feitos em barro que retratam o cotidiano da vida no agreste – destaque para o grande Mestre Vitalino, visite e aprecie suas obras no Museu Casa do Mestre Vitalino. 

O Morro do Bom Jesus é o ponto mais alto da cidade, com 630 metros - é outro local imperdível, a vista que se tem de toda a região é de emocionar!

No extremo oeste do Estado, Petrolina – a maior cidade do sertãooferece belezas naturais inspiradoras e mantém um clima atraente durante todo o ano. Sua maior e principal atração sem dúvidas é o Rio São Francisco, pois foi em torno dele que a cidade se desenvolveu e passou a produzir diferentes tipos de frutas, excelentes safras de uva, que possibilitaram a produção de vinhos de qualidade reconhecida nacionalmente. Além de fomentar a produção agrícola da região, o Velho Chico – apelido carinhoso desse que é um dos maiores rios do País – oferece diversas opções de lazer e é ideal para a prática de esportes aquáticos e passeios de barco. 

Esta simpática cidade possui diferentes atrações que valem a pena ser visitadas, como a Igreja Sagrado Coração de Jesus - belíssima construção em estilo neogótico com imponentes imagens sacras e vitrais vindos da França. Outro programa imperdível é visitar o Bodódromo" - famoso centro culinário que tem como principal personagem a carne de bode, prato mais servido nos estabelecimentos do local.  

Conheça também o “Balneário de Pedrinhas" - praia regional recheada de bares, perfeita para provar um peixe frito, especialidade da culinária local. Linda e charmosa é a “Ilha do Rodeadouro" - muito frequentada por moradores de Petrolina com areias brancas e águas calmas e doces! 
Se você gosta de artesanato, não deixe de passar pelo Centro de Artes Ana das Carrancas” - espaço mantido hoje pela terceira geração da artista Ana Leopoldina dos Santos – pioneira na região!

São 21 ilhas que formam este pedaço de paraíso na Terra. De beleza indescritível, o arquipélago de Fernando de Noronha é um dos Patrimônios do Estado. E para manter este status, com sua natureza preservada, o número de visitantes é limitado e é preciso pagar uma taxa de preservação ambiental para entrar na ilha. 

As praias se dividem entre o “Mar de dentro” - com águas voltadas para o continente brasileiroe o “Mar de fora” - voltadas para o Oceano Atlântico, e em todas elas, a combinação perfeita de águas cristalinas, areia dourada e vida marinha encantam pessoas do mundo inteiro.  

Um dos melhores destinos para prática de mergulho, Noronha possui águas claras e de temperatura amena que proporcionam ótima visibilidade, sendo possível observar sua intensa vida marinha de corais, golfinhos, tartarugas e tubarões.  

Outro esporte muito praticado na Ilha é o surfe. Entre dezembro e fevereiro, Noronha recebe surfistas de todos os cantos preparados para colocar suas pranchas em alto mar e encarar tubos, swell gigantescos e ondas que chegam até 5 metros. As melhores praias para a prática de surfe são: Cacimba do Padre, Boldró e Conceição. 

Além disso, em Noronha é possível fazer trilhas ecológicas, passeios de barco para a observação de golfinhos, visitas ao Parque Nacional Marinho, Museu do Tubarão e projeto Tamar - projeto  que preservação das tartarugas marinhas ameaçadas de extinção. 

Curtir o pôr do sol é outra obrigação a fazer em Noronha, e para isso, o Forte do Boldró, o Mirante Dois Irmãos e as Praias da Conceição e do Porto são excelentes locais.

Capital: Recife 

Aeroporto: Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre. 

Fuso Horário (em relação à Brasília): não há fuso horário. 

Clima: tropical úmido (predominante no litoral) e o semiárido (predominante no interior). 

Vacinas: recomendável vacina contra febre amarela.