Viagem para Paraíba

Do litoral ao sertão, belezas naturais e um povo forte e hospitaleiro lhe esperam de braços abertos! Conheça João Pessoa - uma das capitais mais queridas do Nordeste brasileiro, e se deixe encantar pelos destinos surpreendentes que a Paraíba tem a lhe oferecer!

Saiba mais

Conheça a Paraíba!

Berço de brasileiros notórios como Ariano Suassuna, Augusto dos Anjos, José Lins do Rêgo, dentre outros, a Paraíba também possui belezas naturais e paisagens que já o elegeram o melhor destino nacional. São cerca de um milhão de turistas que visitam o estado todos os anos, e diversão é o que não falta!

O belo litoral!

São 55 praias em quase 150 km de litoral, de Mataraca - na divisa com o estado do Rio Grande do Norte, até Pitimbu, na divisa com Pernambuco.

Considerada porta de entrada para o turismo no estado da Paraíba, a capital João Pessoa, ou simplesmente “Jampa” para os íntimos, investiu bastante no setor turístico - contribuindo para o desenvolvimento comercial na orla da cidade. Comunhão com o ar bucólico e a tranquilidade de uma das cidades mais verdes do Brasil, João Pessoa soube preservar seu patrimônio e ainda manter viva e intocável sua riqueza natural. Se não bastasse o verde que confere à população uma excelente qualidade de vida, a cidade possui praias belíssimas e limpas em quase 30 quilômetros de um mar despoluído com águas claras e tépidas constantemente, em uma orla que tem como principais componentes os vastos coqueirais e as imensas falésias.

Subindo para o norte, o litoral é repleto de surpresas. Na cidade portuária de Cabedelo, a apenas 18 km da capital, encontra-se o famoso e único pôr do Sol do Jacaré, onde o músico Jurandir do Sax bateu o recorde que consta no Guinnes Book por executar há mais de 20 anos o Bolero de Ravel enquanto o sol vai embora! Imperdível e de arrepiar!

Mais à frente a cidade de Lucena exibe praias exóticas e igrejas seculares, e em Mataraca ainda é possível encontrar aldeias indígenas dos bravos e resistentes Potiguaras. Na divisa com o Rio Grande do Norte está a cidade de Baía da Traição, com seus antigos canhões portugueses, praias com areias brancas e aldeias de índios. 

Na direção oposta, no litoral sul - estão algumas das praias mais bonitas do Brasil - selvagens, com arrecifes e um mar cor azul turquesa que hipnotiza todo mundo! A mais famosa de todas é a Praia do Tambaba, cercada por falésias e matas densas, localizada na Barra de Garaú, é a primeira praia de naturismo da Região Nordeste e a segunda do Brasil, atraindo milhares de visitantes anualmente! 

Outras praias igualmente belas compõem região litorânea sul como: Barra de GramameCabo Branco, Coqueirinho e Pitimbu são algumas maravilhas que você precisa conhecer!

Interior que não acaba mais!

Adentrando o estado, na região do Agreste, Campina Grande sem dúvida é o principal destino turístico, abrigando o principal evento realizado na Paraíba: O Maior São João do Mundo!! Em Ingá, ainda no agreste, encontra-se a Pedra do Ingá - um dos monumentos pictográficos mais estudados no mundo, onde estão gravadas dezenas de inscrições rupestres em baixo-relevo, com mensagens até hoje não decifradas.

No Sertão paraibano tem histórias, paisagens exuberantes e pegadas de dinossauros! Na pequena São João do Rio do Peixe funciona a Estância Termal Brejo das Freiras, onde os turistas se banham em águas quentes e cristalinas; em Maturéia está o Pico do Jabre com 1197 m é o mais alto da Paraíba. Em Sousa o turista vai encontrar a maior de todas as atrações: o Vale dos Dinossauros, complexo turístico numa área preservada que abriga pegadas de animais pré-históricos de 130 milhões de anos!!

A cidade de Santa Luzia, além de promover umas das melhores festas juninas da Paraíba, também mantém uma comunidade de descendentes de escravos do Quilombo do Talhado.

O Cariri paraibano chama a atenção do visitante pelo seu clima - muito seco e árido. Ainda assim a região possui inúmeras belezas naturais em forma de vales, serras, plantas e animais. Suas cidades também possuem um belo patrimônio arquitetônico e histórico que vale pena conferir. No Lajedo de Pai Mateus, localizado em Cabaceiras, pode-se apreciar uma paisagem única formada por centenas de curiosas pedras arredondadas, que chegam a pesar 45 toneladas. Cidades da região de Curimataú se destacam pelas belezas naturais, religiosidade e esportes radicais. Em Araruna - suas montanhas e canyons são excelentes para a prática de esportes radicais. Enquanto em Cuité, as celebrações religiosas na Semana Santa atraem turistas que também se interessam pelo artesanato local e práticas do Ecoturismo.

Se engana quem pensa que na Paraíba só faz calor!! Na região do Brejo, o clima frio é um enorme diferencial que atrai turistas para a região, registrando temperaturas que beiram os 10o C durante as noites. Nesta região diferenciada - com cidades localizadas acima do nível do mar, também há muita história, cultura, engenhos de cana-de-açúcar, produção artesanal de cachaça de alambique e comidas regionais – isso tudo próximo da capital João Pessoa.

Artesanato e Culinária diferenciados!

O artesanato na Paraíba se apresenta em com diferentes características nas diversas regiões do Estado. Criado de acordo com a cultura e o modo de vida local e feito com matéria prima regional, como os bordados, a cerâmica, o couro, o crochê, a fibra, o labirinto, a madeira, o macramê e as rendas - os grandes centros de artesanato reúnem o melhor dos artistas paraibanos à disposição dos turistas! Entre os principais centros de artesanato do estado estão: em João Pessoa - o Mercado de Artesanato da Paraíba, a Feira de Artesanato de Tambaú e a Casa do Artista Popular! Em Campina Grande, a Vila do Artesão, que além de reunir centenas de representações do artesanato paraibano, ainda possui hospedagem em chalés que são superconcorridos durante o São João.

 na culinária - a Paraíba se destaca pela mistura herdada dos povos africanos, europeus e indígenas - que resultou em pratos ‘fortes’ que utilizam ingredientes regionais como: a buchada de bode, carne de sol com macaxeira, galinha de cabidela, lagosta ao alho e óleo, moqueca de camarão, moqueca de peixe, e a panelada são algumas delícias paraibanas, sem contar o famoso cuscuz e a queridinha nacional - a tapioca!!

Você vai perceber a diferença em cada região do estado - no litoral, destacam-se os frutos do mar e os petiscos de beira da praia. No interior, os pratos mais consumidos no cardápio são galinha a cabidela e as carnes de bode e sol. Na região do brejo, onde estão localizadas algumas das principais marcas de bebidas alcoólicas do Brasil, a cachaça é muito popular. No sertão, o principal cardápio são o arroz vermelho, as carnes e os grãos.

A melhor época para visitar a Paraíba!

Apesar da temperatura continuar elevada, chove muito entre abril e julho. Os meses de fevereiro, março e agosto são de transição entre as duas estações, com chuvas mais moderadas. Se você só quer saber de sol e altas temperaturas, a melhor época para conhecer João Pessoa é entre setembro e janeiro, onde os termômetros registram temperaturas médias acima dos 30oC!

Conheça a Paraíba além do sol e do mar - você vai se encantar!


Capital: João Pessoa 

DDD: 83 

Aeroporto: Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto (7,5 km de João Pessoa) 

Fuso Horário: não há fuso horário. 

Clima: tropical úmido no litoral e semiárido no interior do Estado. 

Vacinas: recomendável vacina contra febre amarela.

  • Cachoeira do Roncador (Bananeiras e Borborema) 
  • Memorial Frei Damião (Guarabira) 
  • Pedra da Boca (Araruna)  
  • O Melhor São João do Mundo (Campina Grande) 
  • Estância Termal de Brejo das Freiras (São João do Rio do Peixe 
  • Vale dos Dinossauros (Sousa) 

Mais detalhes sobre o destino


Atendimento Personalizado

Quer realizar a viagem de sua vida? Preencha o formulário abaixo e tire todas suas dúvidas com um de nossos consultores!