Viagem para Maceió

O estado de Alagoas tem um dos litorais mais lindos do Brasil, e na capital alagoana isso não é diferente. A cidade de Maceió é um espelho do que o litoral alagoano tem a oferecer

Saiba mais

Conheça

O estado de Alagoas tem um dos litorais mais lindos do Brasil, e na capital alagoana isso não é diferente. A cidade de Maceió é um espelho do que o litoral alagoano tem a oferecer: mar verde que não fica devendo em nada aos do Caribe, água quentinha, piscinas naturais, coqueirais imensos e um calor que contribui para um mergulho renovador. É a beleza que encanta e conquista aqueles que visitam pela primeira vez e fazem com que a vontade de voltar seja constante.

Arborizada e animada tanto durante o dia quanto durante a noite, a orla e o calçadão da capital alagoana são o coração da cidade e é considerada por muitos com uma das orlas urbanas mais lindas do Brasil. Na orla você encontrará ótima infraestrutura com barracas e quiosques, venda de artesanato e um movimento constante de pessoas. As praias responsáveis pelo sucesso da cidade são Jatiúca, Pajuçara e Ponta Verde, cada qual com a sua beleza e seu charme.

A capital alagoana lembra em vários aspectos uma cidade do interior se comparada a outras capitais brasileiras devido ao seu ritmo menos acelerado e tranquilo, e esse é dos seus grandes charmes. Ainda que seja pequena (de certa maneira), os viajantes que a visitam vão encontrar restaurantes de qualidade, uma ótima rede hoteleira, entretenimento e valores justos. Provavelmente você deixará a cidade com um aperto no coração e uma vontade imensa de voltar!


Informações

Aeroporto: Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares (MCZ)

Moeda: Real

Idioma: Português

Visto: O visto não é necessário.

Vacinas: Não é necessário.

Código de telefone: DDD 82

Eletricidade: 220V

Fuso horário: Horário de Brasília

Pontos de atração em Maceió:

Sem dúvida, os atrativos turísticos mais visitados da capital alagoana são as praias e não é para menos, pois o Alagoas como um todo, tem um litoral privilegiado pelas águas quentinhas e cristalinas, além das belezas naturais que chamam a atenção de todos aqueles que passam por lá. É importante ressaltar que não é apenas as praias centrais que valem a pena uma visita, pois existem praias em outras cidades próximas tão linda quanto as de Maceió e, certamente, você não vai querer sair de lá sem conhecer. Abaixo listamos algumas praias e atrativos turísticos que você poderá conhecer, mas para além deles, há outras opções que você também poderá fazer uma visita.

Museu Théo Brandão: É o lugar ideal para você conhecer um pouco mais sobre a história do estado de Alagoas. Está localizado em um casarão lindíssimo no bairro do Jaraguá, e próximo do museu, há construções antigas e históricas que você também poderá visitar.

Catedral Metropolitana de Maceió: é a principal igreja de Maceió e foi inaugurada em 1849. O edifício mistura estilos, entre eles o neoclássico e o coríntio, e é um bom passeio a ser feito no centro da cidade. Vale a pena visitar a Catedral e conhecer o seu interior.

Palácio do Governo: O Palácio Floriano Peixoto, conhecido como Palácio do Governo, começou a ser construído em 1893 e foi sede do governo e residência de governantes alagoanos durante muito tempo, quando, há alguns anos, passou a ser utilizado como museu. Hoje em dia, fazer uma visita ao palácio é um dos passeios culturais mais interessantes de Maceió. Em uma visita guiada ao interior do palácio, é possível conhecer um pouco da história do edifício, salas com móveis originais antigos, quadros de artistas locais, além de exposições dedicadas aos célebres Lêdo Ivo e Aurélio Buarque de Holanda, personalidades alagoanas. 

Pontal da Barra: Esse é o lugar ideal para os que são fãs de trabalhos feitos artesanalmente, em especial na “Rua das Bandeiras” como carinhosamente é conhecida. Quem passa por essa rua poderá ver algumas das artesãs trabalhando e acompanhar o processo de produção da renda, que em alguns casos leva várias semanas para ser finalizado. 

Praia de Pajuçara: Essa é uma das praias mais conhecidas de Maceió. Possui águas tranquilas e tem grande movimento nas areias durante o dia e no calçadão durante a noite. Com muitos coqueiros e estrutura para quem deseja curtir o mar com tranquilidade, essa praia é uma boa opção para quem está hospedado em Maceió e não quer ir longe para mergulhar na praia, além de ser o ponto de partida dos passeios que levam até as piscinas naturais.

Ponta Verde: Essa praia se destaca por inúmeros coqueiros ao longo da orla. É uma parte do litoral que tem águas calmas, boa infraestrutura e uma excelente arborização. Aqui você pode curtir o mar tanto durante o dia quanto durante a noite e fazer lindas fotos na famosa placa EU AMO MACEIÓ. O final da tarde na Ponta Verde é sensacional, por isso, não deixe de curtir o pôr do sol maravilhoso.

Jatiúca: Das três principais praias da área urbana de Maceió essa é a que possui ondas mais fortes. Possui ótima infraestrutura turística, com barracas ao longo da orla, quiosques e tapiocarias excelentes para um lanche no final da tarde. É a praia indicada para os que querem sossego, pois tem menos movimento que as praias de Ponta Verde e Pajuçara.

Maragogi: Uma das praias mais famosas do estado alagoano, Maragogi está a 125 km de Maceió. Embora não seja perto, sem dúvida vale a pena dar uma esticadinha e conhecer essa praia conhecida como o Caribe Brasileiro e as praias paradisíacas – de densos coqueirais, águas límpidas e esverdeadas – fazem jus à comparação. Mergulhar no mar calmo de Maragogi é observar bem de perto arrecifes de corais e ter o corpo rodeado de peixes coloridos.

Praia do Gunga: Essa praia está no topo da lista das praias mais bonitas do Brasil e a 43km de Maceió. Com coqueiros a perder de vista e águas cristalinas, ela encanta pela beleza natural incontestável e por ser capaz de agradar mesmo os mais exigentes. A praia de águas claras e mar mansinho durante a maré baixa se encontra com a Lagoa do Roteiro e permite que seus visitantes se banhem na água doce e na água salgada. Como se não fossem suficientes o encontro de uma lagoa com o mar e os milhares de coqueiros na orla, essa praia também tem falésias coloridas incríveis, que podem ser conhecidas em um passeio de buggy.

Praia de Barra de São Miguel: A cerca de 30km de Maceió, é uma ótima opção para passar o dia curtindo e relaxando em um mar de águas clarinhas. Essa praia, que é protegida por uma barreira de corais, fica quase como uma piscina no período de maré baixa e tem ótima estrutura para os turistas. Seu trecho de areia é pequeno e fica repleto de cadeiras e guarda-sóis nos finais de semana, por isso, pode ser melhor visitá-la em um dia útil, quando a praia fica mais vazia.

Culinária: Maceió não se destaca apenas pelas praias e belezas naturais. A culinária da capital alagoana é uma das mais saborosas e diversificadas do Brasil e agrada todos os paladares. Aqui você encontra peixe fresco, camarão, lagosta, tapiocas, carne de sol com nata, queijo coalho, baião de dois, cuscuz de milho, paçoca sertaneja, galinha à cabidela, Carapeba e cavala frita, sururu (molusco das lagoas) e as tradicionais peixadas ao molho de camarão. A cidade tem restaurantes variados, com valores justos e pratos maravilhosos que farão da sua viagem ainda mais especial.

Restaurantes: Com várias opções de restaurantes e com menus variados, listaremos abaixo alguns deles, porém, para além deles existem muitos outros que você poderá escolher. A única certeza é que em todos eles o sabor da capital alagoana estará presente.

Bodega do Sertão: Uma das melhores opções da capital para experimentar pratos da cozinha regional e do Nordeste brasileiro. O restaurante é self-service e expõe sobre um fogão a lenha seus pratos. Aqui você poderá comer galinha à cabidela, cuscuz, cartola, arroz com quejo coalho, tapioca, e a carne de sol com nata, que é um prato que faz muito sucesso por lá.  A decoração é rústica, as músicas são regionais e os funcionários vestidos a caráter dão um toque especial ao restaurante. É uma experiência típica e incrível.

Imperador dos Camarões: Como o nome já diz, é uma ótima escolha para os que querem saborear um ótimo camarão. O prato mais pedido é o chamado "chiclete de camarão", cujo nome pode ser estranho de entender inicialmente, mas fica bastante compreensível depois de ver o prato ao vivo - preparado com cinco tipos de queijos, a mistura forma um verdadeiro chiclete e um prato maravilhoso.

Massarela: Restaurante com um ambiente típico da Itália, tradicional na cidade e com combinações variadas de pratos que vão muito além da cozinha italiana. Quem quiser algo tradicional pode escolher uma pizza ou uma massa, ambas são bem servidas e deliciosas, outras opções são a salada caprese, carpaccio, massa ao molho sugo, filé à parmegiana, pizza americana e massa com molho de camarão. Qualquer prato será uma ótima escolha!

New Hakata:  Um dos restaurantes japoneses mais procurados da cidade, o New Hakata se tornou um dos lugares preferidos da capital pelo famoso rodízio de sushi, chope gelado, drinks e música ao vivo.

Divina Gula: Comandado pelos chefes André e Vitor, o Divina Gula é um dos restaurantes mais tradicionais de Maceió que une a comida típica Nordestina com o tempero mineiro e tem se consolidado como um point da noite maceioense, por unir petiscos deliciosos, chope gelado e música ao vivo. Generoso, o restaurante oferece diferentes ambientes, sendo o espaço da calçada o preferido dos mais jovens, pela badalação e azaração.

Pontos de atração em Maceió:

Sem dúvida, os atrativos turísticos mais visitados da capital alagoana são as praias e não é para menos, pois o Alagoas como um todo, tem um litoral privilegiado pelas águas quentinhas e cristalinas, além das belezas naturais que chamam a atenção de todos aqueles que passam por lá. É importante ressaltar que não é apenas as praias centrais que valem a pena uma visita, pois existem praias em outras cidades próximas tão linda quanto as de Maceió e, certamente, você não vai querer sair de lá sem conhecer. Abaixo listamos algumas praias e atrativos turísticos que você poderá conhecer, mas para além deles, há outras opções que você também poderá fazer uma visita.

Museu Théo Brandão: É o lugar ideal para você conhecer um pouco mais sobre a história do estado de Alagoas. Está localizado em um casarão lindíssimo no bairro do Jaraguá, e próximo do museu, há construções antigas e históricas que você também poderá visitar.

Catedral Metropolitana de Maceió: é a principal igreja de Maceió e foi inaugurada em 1849. O edifício mistura estilos, entre eles o neoclássico e o coríntio, e é um bom passeio a ser feito no centro da cidade. Vale a pena visitar a Catedral e conhecer o seu interior.

Palácio do Governo: O Palácio Floriano Peixoto, conhecido como Palácio do Governo, começou a ser construído em 1893 e foi sede do governo e residência de governantes alagoanos durante muito tempo, quando, há alguns anos, passou a ser utilizado como museu. Hoje em dia, fazer uma visita ao palácio é um dos passeios culturais mais interessantes de Maceió. Em uma visita guiada ao interior do palácio, é possível conhecer um pouco da história do edifício, salas com móveis originais antigos, quadros de artistas locais, além de exposições dedicadas aos célebres Lêdo Ivo e Aurélio Buarque de Holanda, personalidades alagoanas. 

Pontal da Barra: Esse é o lugar ideal para os que são fãs de trabalhos feitos artesanalmente, em especial na “Rua das Bandeiras” como carinhosamente é conhecida. Quem passa por essa rua poderá ver algumas das artesãs trabalhando e acompanhar o processo de produção da renda, que em alguns casos leva várias semanas para ser finalizado. 

Praia de Pajuçara: Essa é uma das praias mais conhecidas de Maceió. Possui águas tranquilas e tem grande movimento nas areias durante o dia e no calçadão durante a noite. Com muitos coqueiros e estrutura para quem deseja curtir o mar com tranquilidade, essa praia é uma boa opção para quem está hospedado em Maceió e não quer ir longe para mergulhar na praia, além de ser o ponto de partida dos passeios que levam até as piscinas naturais.

Ponta Verde: Essa praia se destaca por inúmeros coqueiros ao longo da orla. É uma parte do litoral que tem águas calmas, boa infraestrutura e uma excelente arborização. Aqui você pode curtir o mar tanto durante o dia quanto durante a noite e fazer lindas fotos na famosa placa EU AMO MACEIÓ. O final da tarde na Ponta Verde é sensacional, por isso, não deixe de curtir o pôr do sol maravilhoso.

Jatiúca: Das três principais praias da área urbana de Maceió essa é a que possui ondas mais fortes. Possui ótima infraestrutura turística, com barracas ao longo da orla, quiosques e tapiocarias excelentes para um lanche no final da tarde. É a praia indicada para os que querem sossego, pois tem menos movimento que as praias de Ponta Verde e Pajuçara.

Maragogi: Uma das praias mais famosas do estado alagoano, Maragogi está a 125 km de Maceió. Embora não seja perto, sem dúvida vale a pena dar uma esticadinha e conhecer essa praia conhecida como o Caribe Brasileiro e as praias paradisíacas – de densos coqueirais, águas límpidas e esverdeadas – fazem jus à comparação. Mergulhar no mar calmo de Maragogi é observar bem de perto arrecifes de corais e ter o corpo rodeado de peixes coloridos.

Praia do Gunga: Essa praia está no topo da lista das praias mais bonitas do Brasil e a 43km de Maceió. Com coqueiros a perder de vista e águas cristalinas, ela encanta pela beleza natural incontestável e por ser capaz de agradar mesmo os mais exigentes. A praia de águas claras e mar mansinho durante a maré baixa se encontra com a Lagoa do Roteiro e permite que seus visitantes se banhem na água doce e na água salgada. Como se não fossem suficientes o encontro de uma lagoa com o mar e os milhares de coqueiros na orla, essa praia também tem falésias coloridas incríveis, que podem ser conhecidas em um passeio de buggy.

Praia de Barra de São Miguel: A cerca de 30km de Maceió, é uma ótima opção para passar o dia curtindo e relaxando em um mar de águas clarinhas. Essa praia, que é protegida por uma barreira de corais, fica quase como uma piscina no período de maré baixa e tem ótima estrutura para os turistas. Seu trecho de areia é pequeno e fica repleto de cadeiras e guarda-sóis nos finais de semana, por isso, pode ser melhor visitá-la em um dia útil, quando a praia fica mais vazia.

Culinária: Maceió não se destaca apenas pelas praias e belezas naturais. A culinária da capital alagoana é uma das mais saborosas e diversificadas do Brasil e agrada todos os paladares. Aqui você encontra peixe fresco, camarão, lagosta, tapiocas, carne de sol com nata, queijo coalho, baião de dois, cuscuz de milho, paçoca sertaneja, galinha à cabidela, Carapeba e cavala frita, sururu (molusco das lagoas) e as tradicionais peixadas ao molho de camarão. A cidade tem restaurantes variados, com valores justos e pratos maravilhosos que farão da sua viagem ainda mais especial.

Restaurantes: Com várias opções de restaurantes e com menus variados, listaremos abaixo alguns deles, porém, para além deles existem muitos outros que você poderá escolher. A única certeza é que em todos eles o sabor da capital alagoana estará presente.

Bodega do Sertão: Uma das melhores opções da capital para experimentar pratos da cozinha regional e do Nordeste brasileiro. O restaurante é self-service e expõe sobre um fogão a lenha seus pratos. Aqui você poderá comer galinha à cabidela, cuscuz, cartola, arroz com quejo coalho, tapioca, e a carne de sol com nata, que é um prato que faz muito sucesso por lá.  A decoração é rústica, as músicas são regionais e os funcionários vestidos a caráter dão um toque especial ao restaurante. É uma experiência típica e incrível.

Imperador dos Camarões: Como o nome já diz, é uma ótima escolha para os que querem saborear um ótimo camarão. O prato mais pedido é o chamado "chiclete de camarão", cujo nome pode ser estranho de entender inicialmente, mas fica bastante compreensível depois de ver o prato ao vivo - preparado com cinco tipos de queijos, a mistura forma um verdadeiro chiclete e um prato maravilhoso.

Massarela: Restaurante com um ambiente típico da Itália, tradicional na cidade e com combinações variadas de pratos que vão muito além da cozinha italiana. Quem quiser algo tradicional pode escolher uma pizza ou uma massa, ambas são bem servidas e deliciosas, outras opções são a salada caprese, carpaccio, massa ao molho sugo, filé à parmegiana, pizza americana e massa com molho de camarão. Qualquer prato será uma ótima escolha!

New Hakata:  Um dos restaurantes japoneses mais procurados da cidade, o New Hakata se tornou um dos lugares preferidos da capital pelo famoso rodízio de sushi, chope gelado, drinks e música ao vivo.

Divina Gula: Comandado pelos chefes André e Vitor, o Divina Gula é um dos restaurantes mais tradicionais de Maceió que une a comida típica Nordestina com o tempero mineiro e tem se consolidado como um point da noite maceioense, por unir petiscos deliciosos, chope gelado e música ao vivo. Generoso, o restaurante oferece diferentes ambientes, sendo o espaço da calçada o preferido dos mais jovens, pela badalação e azaração.

Vida Noturna:

Maceió é famosa pelas suas maravilhosas praias e dias ensolarados, disso todos nós sabemos, mas, e quando a noite cai? O que fazer? A cidade tem atrativos para todos os gostos e não decepciona quem quer jantar, dançar ou simplesmente curtir um bom barzinho. Abaixo listaremos algumas opções, mas para além delas existem diversas outras onde você poderá aproveitar a noite da capital.

Maikai: É um dos points mais badalados e tradicionais da noite maceioense. Está localizado em um dos bairros mais baladeiros da cidade, a Jatiúca. A casa tem dois ambientes, a chopperia, que conta com música ao vivo quase todos os dias durante a alta temporada, e o show bar, com atrações nacionais e locais, trazendo ritmos como forró, sertanejo, pagode, samba e eletrônica. A Chopperia abre todos os dias, já o show bar as sextas, sábados e domingos. 

Mr. Hops: Este é o primeiro autosserviço de Alagoas e tem se consolidado como o ponto de encontro da galera mais jovem da cidade. O Mr. Hops Tap House é uma chopperia especialista em chopes artesanais e se conseguir, você poderá experimentar os dezesseis tipos diferentes que a casa possui. Além disso, conta com um cardápio de petiscos, lanches e drinks variados. A música ao vivo é as sextas e sábados.

El Lugar: É um bar argentino com ambiente mais intimista e rústico com drinks e comida típica do país vizinho, como as deliciosas empanadas. Petiscos, shots, cervejas, vinhos recheiam o cardápio e a música ao vivo acontece sempre as quintas, sextas e sábados.

Conversa de Botequim: Um dos mais animados da cidade para quem curte uma boa música ao vivo, o Conversa de Botequim é ponto certo de muitos turistas, com shows de axé, pagode, samba, forró e sertanejo, sempre com boas bandas locais. A casa serve petiscos, drinks e combos de bebida como vodca, gim e energético.

Lorde Nelson: Para quem gosta de um pub estilo baladinha com música ao vivo de qualidade, a melhor opção é o Lorde Nelson. O Pub é palco para várias bandas locais, sempre de rock, pop ou MPB. Chopes artesanais, shots e drinks são as bebidas tradicionais da casa.

Melhor época para ir:

Durante o ano inteiro o calor está presente em Maceió, com uma temperatura média anual de 25ºC. No verão a média fica em torno de 26ºC, enquanto que, no inverno, fica em torno de 23ºC. Mesmo com essa média no verão, as temperaturas podem chegar facilmente aos 30ºC, porém, a capital alagoana possui uma brisa constante que contribui para amenizar a sensação térmica. O verão é o período de alta temporada, então é a época de maior movimento nas praias de Maceió, além disso, é o período mais seco e de águas mais claras. Já o inverno é a época mais chuvosa, principalmente entre os meses de abril e julho, então evite esses meses. Caso tenha flexibilidade para escolher a data da viagem, nossa sugestão é que você vá em novembro, pois é um mês com probabilidade quase nula de ocorrer chuvas e a cidade ainda não está tão movimentada. Mas lembre-se Maceió é linda em qualquer época do ano!

 

Certificações

Traveller Made® Member Agency