Viagem para Japaratinga

No litoral norte de Alagoas, em uma região conhecida como Costa dos Corais, está localizada a cidade de Japaratinga. O litoral alagoano é um dos mais bonitos do Brasil e certamente você já ouviu falar de algumas praias do estado

Saiba mais

Conheça

No litoral norte de Alagoas, em uma região conhecida como Costa dos Corais, está localizada a cidade de Japaratinga. O litoral alagoano é um dos mais bonitos do Brasil e certamente você já ouviu falar de algumas praias do estado, como: Maceió, Maragogi, São Miguel dos Milagres... que já são conhecidas dos viajantes. Japaratinga está a 115 km da capital Maceió e a 10 km de Maragogi. Pela proximidade com Maragogi muitos a conhecem como a irmã discreta e tranquila da sua vizinha. A cidade possui cinco praias de águas calmas, mornas e areias claras que estão cercadas por coqueiros e espalhadas por 15km do litoral do munícipio. É uma praia mais linda que a outra que não deixam a desejar em nada da famosa irmã Maragogi, pelo contrário, as características de ambas são muito similares. Se você prefere praias sem muito movimento, você não vai errar ao escolher Japaratinga como destino!


Informações:

Aeroporto: Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares – Maceió (MCZ) e mais 115 km até Japaratinga. Esse trecho poderá ser feito por um transfer ou você poderá alugar um carro para ir até o destino.

Moeda: Real

Idioma: Português

Visto: O visto não é necessário.

Vacinas: Não é necessário.

Código de telefone: DDD 82

Eletricidade: 220V

Fuso horário: Horário de Brasília

Pontos de atração em Japaratinga:

Os pontos turísticos de Japaratinga são suas 5 praias que estão distribuídas por 15 km pelo litoral do munícipio. Há vários passeios que você poderá fazer, como passear pelas praias de Japaratinga e suas vizinhas (Maragogi, São Miguel dos Milagres) de Buggy e andar de catamarã para ir conhecer as piscinas naturais. Caso opte por esse passeio, não se esqueça de levar máscara e respirador (se não tiver pode ser alugado) para você poder contemplar a variedade de peixes coloridos que são possíveis ver devido as águas cristalinas do mar.

Praia de Japaratinga: Essa praia é a principal praia da cidade e a mais movimentada. Fica localizada na vila de Japaratinga e nos seus arredores é onde estão a Prefeitura, postos de saúde, escola, praça, delegacia, mercado público e a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias, que foi erguida pelos holandeses há mais de 300 anos. Com bares e restaurantes tem ótima infraestrutura turística.

Praia de Bitingui: Saindo da cidade para as outras praias e depois de passar pelas falésias você estará na Praia de Bitingui. Ela é conhecida por turistas que gostam de aproveitar uns dias nas casas de veraneio. Não possui barracas na praia, então o recomendado é que você leve o guarda-sol e aproveite a água tranquila e quentinha.

Praia de Barreiras do Boqueirão: Possui um pequeno trecho de areia e alguns restaurantes e bares que oferecem a estrutura necessária para passar o dia. O mar é tranquilo quando está na maré baixa, mas quando a maré sobe, as ondas ficam fortes e quase toda a faixa de areia é tomada pelo mar. Possui fontes de água mineral onde você poderá aproveitar e tomar um banho de água doce e limpa nas bicas, sendo que, as bicas são diferentes para homens e mulheres.

Praia do Boqueirão: É a mais deserta de todas elas e está localizada depois da Praia de Barreiras do Boqueirão. Ela é extensa e repleta de coqueiros que dão charme e beleza ao cenário. Quando a maré está baixa é possível fazer uma caminhada pelos bancos de areia até chegar nos arrecifes. Com pouco movimento, ela é ideal para quem quer aproveitar e relaxar.

Praia do Pontal: Conhecida como Pontal do Boqueirão, essa praia é um pouco diferente das outras praias de Japaratinga e essa diferença está no fato dela possuir algumas falésias nas proximidades de Barreira do Boqueirão. Além disso, você pode ver o encontro do mar esverdeado com o Rio Manguaba que faz divisa de Japaratinga com Porto de Pedras. É dessa praia que você pega a balsa para atravessar para a cidade vizinha de Porto de Pedras. Muito tranquila e com baixo movimento de pessoas a praia é perfeita para quem gosta de sossego. Não possui infraestrutura turística, então nossa sugestão é que você leve para a praia o que precisar para passar o dia.

Culinária: A cidade possui uma das melhores culinárias do estado de Alagoas: são premiados restaurantes com pratos elaborados que chamam a atenção dos turistas que chegam de toda a parte do planeta para a região. Há 2 anos a cidade sedia o Festival Gastronômico Sabores de Japaratinga que tem como objetivo, proporcionar aos clientes uma experiência gastronômica diferenciada a partir da produção local e consequentemente, elevar a satisfação dos turistas e dos moradores. Em 2019, dez estabelecimentos entre restaurantes, pousadas e um hotel participaram do evento. Os pratos eram da deliciosa culinária local, com predomínio de frutos do mar, mas também tinha outras opções, como por exemplo, pratos feitos com carne.

Restaurantes: A maioria dos restaurantes da região estão dentro das pousadas ou hotéis. É possível que você desfrute do restaurante sem estar hospedado, mas o recomendado é que seja feita uma reserva com antecedência para não correr o risco de ficar sem uma mesa. Já na alta temporada é possível que você não consiga fazer reserva se não estiver hospedado no mesmo lugar do restaurante devido à alta demanda dos próprios hóspedes. Abaixo listamos algumas opções que você poderá conhecer, mas para além deles há outras opções que você poderá escolher tanto em hotéis quanto fora deles.

Restaurante do Albacora Praia Hotel: tem capacidade para 150 pessoas, local de referência da Cozinha Regional Brasileira e Portuguesa.

Restaurante do Bintigui Praia Hotel: Aqui você vai desfrutar da cozinha regional com deliciosos pratos de peixe, frutos do mar, aves e carnes acompanhado por uma variedade de saborosos cocktails e bebidas.

Restaurante da Pousada Caiuia: A cozinha desse restaurante é aberta para que se possa apreciar a preparação dos pratos que levam a assinatura de um dos mais tradicionais restaurantes de Maceió, o Divina Gula. O desfrutar da culinária começa com um excelente café da manhã, servido diariamente com frutas regionais, tapiocas, sucos, frios, pães, bolos e outras especiarias do chef. Para o almoço ou o jantar, o hóspede tem a opção de montar o seu próprio cardápio, ou seja, ele escolhe se quer seu peixe assado, frito ou até mesmo definir a receita a ser utilizada no preparo de sua refeição.

Pousada e Restaurante e Pizzaria Mama Pereira: São especializados em frutos do mar, mas também servem carnes, aves, massas e pizzas. Não deixe de experimentar o Arroz de Polvo. Possui estacionamento e música ambiente.

Restaurante Paraíso dos Coqueirais: Está localizado dentro da pousada de mesmo nome. Possui um ambiente aconchegante, pratos variados e comida excelente.

Camboa Bar e Restaurante: Localizado na beira mar da Praia de Bitingui, esse restaurante oferece variados pratos de frutos do Mar com produtos de primeira qualidade. São especialistas em Lagostas.

Restaurante Companhia da Lagosta: Localizado no melhor ponto da beira mar das Barreiras, oferece cardápio variado de Frutos do Mar e são especialistas em Lagostas. Aqui a natureza é o espetáculo.

Restaurante O Lagostão: Como o próprio nome já diz, a especialidade do Restaurante é a Lagosta. Localizado a beira-mar no centro de Japaratinga, possui uma vista linda e um ambiente agradável.

Vida Noturna: Depois que o Sol se põe não há muito o que fazer na cidade. Japaratinga não é conhecida pela sua vida noturna e os visitantes aproveitam para recarregar as energias para curtir as praias no próximo dia

Melhor época para ir:

Quando pensamos no nordeste brasileiro imediatamente nos lembramos que no Nordeste o calor se faz presente durante todo o ano, e de fato, as temperaturas normalmente são elevadas até mesmo no inverno. Mas como em qualquer lugar do mundo, sempre tem aquela época que se sobressai e se torna a melhor para ir até o destino escolhido. Para Japaratinga a escolha considerada ideal é entre os meses de setembro e março, pois são os meses mais quentes e secos e você conseguirá aproveitar melhor os conhecidos passeios oferecidos por lá. Entre os meses de abril a agosto, embora o calor esteja presente, a probabilidade de chuvas aumenta e, por isso, nesse período você corre o risco de não conseguir sair do hotel para curtir o que a cidade tem a oferecer. A alta temporada da região é entre os meses de dezembro e fevereiro e é a melhor época para viajar não só pela temperatura elevada e tempo seco, mas também pelos eventos que acontecem nessa época do ano, como: Festival do Sol de Verão, Festa do Padroeiro Santo Amaro e a
Festa Nossa Senhora da Guia, além do Carnaval.

Certificações

Traveller Made® Member Agency