Viagem para Centro Oeste - Brasil

Belíssimas quedas d’água e cachoeiras, rios, grutas, serras, chapadas, estância termais e uma grande diversidade de animais espalhados pelos biomas são algumas paisagens que esperam por você na Região Centro Oeste do Brasil.

Conheça o Centro Oeste Brasileiro!

Composta por três estados - Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal, onde está situada a capital do país - Brasília, a região Centro Oeste é a única do país que não é banhada pelo mar, mas faz fronteira com a Bolívia e o Paraguai e sua localização permite ligação de fronteira com todas as outras regiões brasileiras. 

Com riquezas da arquitetura inovadora do mestre Oscar Niemeyer em Brasília, a vida selvagem do Pantanal e a natureza da Chapada dos Veadeiros - declarado Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, a região possui excelentes opções de turismo! 

Ótima opção para os adeptos do turismo de aventura. São diversos roteiros de Eco turismo que permite ao visitante conhecer de perto diferentes unidades de conservação ambiental e biomas distintos (cerrado, pantanal e floresta). São áreas preservadas onde são praticados diversos esportes de aventura como a canoagem, trekking, rapel, rafting e circuitos de tirolesa.  

A região Centro Oeste possui uma diversidade cultural ricamente influenciada pelas culturas indígena, boliviana e paraguaia além da influência de aspectos culturais de inúmeros migrantes - já que é a única região brasileira que faz fronteira com todas as outras regiões do país!! Por isso, festa não vai faltar!  

Em Goiás, na cidade de Pirenópolis, acontece uma das mais significativas expressões culturais da região: a Festa do Divino! Com duração de doze dias, a festividade é caracterizada pela mescla de celebrações religiosas e profanas, folias, procissão, missa, shows musicais e apresentação de outros grupos folclóricos. 

Melhor época para visitar os estados do Centro Oeste

O clima que predomina nessa região é o Tropical de Altitude, com temperatura média entre 20°C e 25°C, presença de estação seca prolongada no inverno e úmida no verão. 

Vacinas 

A vacina contra a febre amarela é altamente recomendada e precisa ser tomada com pelo menos 10 dias de antecedência da data da viagem. 


Com uma agricultura rica no cultivo de milho, arroz e mandiocaa gastronomia da Região Centro-Oeste tem seus pratos típicos baseados nestes ingredientes. 

Arroz com pequi (fruta regional), bolinho de arrozbolinho de mandiocachipa - prato original do Paraguai que se popularizou e se tornou típico da Região e Maria Isabel” um prato de arroz com carne de sol, são alguns exemplos de pratos que você vai encontrar por lá! 

Não deixe de provar uma iguaria única - o Baruzetto, licor produzido a partir da amêndoa do baru. Galinhada com pequi, empadão goiano, pamonha frita ou cozida, gueiroba e baru são outros pratos típicos da região! 

Com algumas particularidades e tradições regionais, culinária dos estados da Região Centro Oeste se diferenciam em alguns aspectos. Em Goiás os pratos são marcados pela presença de carnes caprina, suína e bovina. Já em Mato Grosso, a maioria dos pratos típicos são à base de peixes (de água doce). Em Mato Grosso do Sul os pratos possuem grande influência das culinárias da Argentina, da Bolívia e do Paraguai, porém com ingredientes próprios. 

Brasília não possui prato ou ingrediente típico! Formada por pessoas de todas as regiões e cultura variada, a capital do país é a cidade das misturas! Lá você vai encontrar restaurantes de todos os tipos, com pratos da culinária internacional. 

Se você já decidiu o(s) seu(s) destino(s) no Centro Oeste do Brasil, confira abaixo os principais pontos de atração em cada estado da região e não deixe de conhecê-los, você vai se encantar! 

# Goiás 

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Patrimônio Mundial da Humanidade – UNESCO) 

Hot Park (complexo aquático termal natural - único na América Latina, localizado em Rio Quente) 

# Mato Grosso 

Chapada dos Guimarães (belíssima paisagem natural) 

# Mato Grosso do Sul 

Gruta do Lago Azul (Monumento Natural - IPHAN) 

Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú (município de Costa Rica) 

Parque Nacional das Emas (maior área preservada do cerrado brasileiro) 

# Distrito Federal 

Palácio do Planalto (sede da Presidência da República do Brasil, em Brasília)