Viagem para Norte - Brasil

Você nem imagina as maravilhas que a Região Norte possui. Riquezas naturais e verdadeiros tesouros da humanidade somados à grandiosidade territorial, são características que definem uma das regiões mais místicas e encantadoras do Brasil.

Saiba mais

Conheça o Norte do Brasil

Região mais extensa do país, o Norte do Brasil é composto por sete estados Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins sendo Amazonas e Pará os dois maiores estados do país! 

Tudo é grandioso na região, além de abrigar a maior floresta tropical do mundo - a Floresta Amazônica, na região ainda se encontram o rio Amazonas o maior do mundo em extensão, a Bacia Amazônica - também a maior do mundo e Pico da Neblina, o ponto mais alto do Brasil, com 2.993,78 metros de altitude!! 

Com todas estas maravilhas, locais incríveis e diversas atividades não faltarão! 

Pra quem gosta de lugares rústicos e exóticos, no Pará, a praia da Princesa, na Ilha de Algodoal, é uma excelente opçãoO acesso a este cenário bucólico e envolvente requer do visitante uma certa dose de aventura para atravessar e desfrutar o percurso cercado por uma enseada com dunas. Você também pode chegar nesse paraíso através de um trajeto simplificado até a ilha pelo vilarejo de Marudá (170 km de Belém). Na praia, você ainda pode desfrutar de vários bares que cercam o local, e se apaixonar pelo pôr do sol de cinema! 

Mas a grande atração do estado é a “pororoca, fenômeno resultante do encontro das águas do rio Amazonas com as águas do Oceano Atlântico. Nos meses de março, abril e setembro, no rio que banha o município de São Domingos do Capim – a 150 km da capital, Belém – é possível surfar em ondas de até 3,5 metros que duram até 40 minutos! Um verdadeiro espetáculo da natureza! 

No Pará também está localizada a Ilha de Marajó - situada na Área de Proteção Ambiental do arquipélago do Marajó, separada do continente pelo delta do Amazonas, pelo complexo estuário do rio Pará e pela baía do Marajó - a maior ilha fluvial do planeta, com uma gigantesca variedade de peixes e pássaros em harmonia indescritível, uma natureza linda e amplificada!! 

Ainda no clima de aventura, em Presidente Figueiredo - localizado a pouco mais de 100 km de Manaus (AM) você vai encontrar diversas opções de atividades de aventura na “Terra das Cachoeiras”, onde rio Urubuí oferece trechos perfeitos para rafting 

Outra riqueza da Região Norte, sem dúvida é a sua cultura, fortemente representada pelas festas populares!  Em meados de junho, turistas do Brasil e do mundo visitam o estado do Amazonas para participar de uma das principais representações do folclore brasileiro: o Festival Folclórico de Parintins, também conhecido como Festa do Boi Bumbá. Com três dias de duração, o evento retrata a lenda sobre a morte e a ressurreição de um boi e o cotidiano dos habitantes da região por meio de danças de influência indígena em apresentações gloriosas, com muita música e arte! 

Em Belém (PA), a procissão católica do Círio de Nazaré, é imperdível. Realizado todos os anos em outubro, o evento atrai milhares de fiéis para uma caminhada pelas ruas em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré! 

No Acre, em Rio Branco encontra-se a comunidade religiosa Alto Santo, que pratica o Ritual do Santo Daime, típico da região, de origem indígena, que usa o Daime - chá natural feito com folhas e cipó - para se aproximar de Deus. 

Melhor época para visitar os estados do Norte 

O clima predominante na maior parte da Região norte do Brasil é o equatorial úmido, apresentando elevadas temperaturas durante todo o ano, com médias acima de 25°C chuvas abundantes durante todo o ano, variando conforme os movimentos das massas de ar.


A culinária do Norte é outro ponto alto. De herança indígena, a gastronomia típica é baseada na mandioca e nos peixes de água doce e salgada. As frutas exóticas também estão entre os destaques da região. 

Em Manaus, o tacacá mais famoso é o da banca da Gisela, na praça do Teatro Amazonas. O prato, que vem numa cuia com decoração indígena, e promove uma sensação única ao provar o caldo, que dá uma leve dormência na boca causada pelas folhas de jambu. 

No Acre, a herança nordestina aparece nos pratos combobó de camarão, vatapá e carne de sol com macaxeira. Da herança indígena o pato e o pirarucu são preparados de diversas maneiras, sempre com muitas ervas e condimentos! 

Na capital do Pará, Belém, você não pode deixar de provar sua culinária na estação das Docas, onde há inúmeros restaurantes com pratos e alimentos típicos do estado. São três armazéns de ferro restaurados, onde funcionava o antigo porto de Belém.  

Se você está acostumado a comer açaí como doce, em Porto Velho você vai poder experimentar a versão salgada. Em Rondônia se come açaí com peixe ou com farinha!

Se você já decidiu o(s) seu(s) destino(s) no Norte, confira abaixo os principais pontos de atração em cada estado da região e não deixe de conhecê-los, você vai se encantar! 

Acre: Parque Ambiental Chico Mendes – Rio Branco 

Amapá: Parque Nacional do Cabo Orange 

Amazonas: Festival Folclórico de Parintins 

Pará: Mercado Ver-o-Peso 

Rondônia: Mercado Cultural de Porto Velho 

# Roraima: Tepequem 

Tocantins: Jalapão