Costa Azul na França: principais cidades para conhecer no roteiro de viagem

Situada na costa litorânea entre a França e a Itália, a Costa Azul tornou-se um destino da moda no final dos séculos XIX e começo do XX. Muito visitada pela alta classe britânica, a região se estabeleceu como destino turístico pelo clima temperado e agradável, visto o rigor do inverno no norte e centro da Europa, e mais tarde se popularizou como um dos melhores destinos de verão no Velho Continente.

Praia na Costa Azul, França
Praia na Costa Azul, França

As cidades são recheadas de muitas histórias e um incrível acervo cultural. Trata-se também, de um lugar símbolo do mais alto padrão de luxo, glamour e requinte. Todo este conjunto, justifica sua grande procura.

Muitos dos destinos da tradicional Riviera Francesa são mundialmente conhecidos, a ponto de alguns deles ainda se tornarem palco de grandes filmes e de eventos que revolucionaram algumas áreas culturais. Sem mais delongas, confira abaixo alguns dos principais destinos da Costa Azul:

Mônaco

Considerado um dos menores países europeus, com um pouco mais de 2km² de área total, Mônaco permanece governado pela Família Grimaldi desde 1297. Quatro aldeias ou bairros compõem o principado: a capital Mônaco, Monte Carlo, Fontvieille e La Condamine.

Porto Hércules em Mônaco
Porto Hércules em Mônaco

Sua principal fonte econômica é o turismo, sendo bastante famosa pelo luxo com que seus moradores vivem. Também no destino, estão o Grand Prix de Fórmula 1, o Cassino de Monte Carlo e, é claro, sua marina com sua de iates do mais alto grau de luxuosidade.

Um lugar cheio de cultura, museus, jardins entre outras atrações, que conta com uma história muita rica para se conhecer. Um lugar cheio de glamour e elegância, que oferece aos seus visitantes, atrações da altura das mais renomadas celebridades.

Cannes

A cidade de Cannes está localizada ao sul da França, na beira do mar Mediterrâneo, e é um destino também bastante famoso e procurado. Como toda a região da Costa Azul, no início da década de 1830, a aristocracia francesa e estrangeira, escolheram construir suas residências de verão e férias no local.

Praia de Cannes na França
Praia de Cannes Vista de Cima

Em 1946, foi criado o Festival de Cinema, que tornou a cidade um destino obrigatório para todo amante de cinema. Concorrida, apesar de pequena, a cidade agrega muito luxo e glamour em seus hotéis cinco estrelas, lojas de grifes internacionais entre outras atrações. Na época do festival anual, a badalação atinge níveis estratosféricos, porém, fora desta temporada, a região é bem mais tranquila e oferece ao turista muitos passeios culturais e excelentes paisagens naturais.

Saint Tropez

Uma cidade costeira e procurada por muitos artistas no auge de suas carreiras, foi na década de 1960 que Saint Tropez se tornou bem requisitada pela alta sociedade internacional. Seus principais visitantes são jovens milionários e estrelas de Hollywood. Uma das personalidades mais famosas a se estabelecer no local, e que colaborou muito para o aumento do interesse do lugar, foi a grande atriz Brigitte Bardot.

Saint Tropez, França
Mar de Saint Tropez na França

Mais ainda assim, Saint Tropez é uma vila rústica, tranquila e cheia de muitas histórias de conquistas, trilhas litorâneas, lojas e uma culinária da Provence. Um verdadeiro convite ao turista.

Nice

Não diferente das outras, a cidade de Nice é linda e elegante, com suas belas paisagens que são um convite para passeios imperdíveis: suas águas mudam de cor de acordo com a hora do dia e as estações do ano, o que chama bastante atenção de quem está visitando a cidade. Nice é a quinta maior cidade da França e também agrega um dos aeroportos mais movimentados do país.

Praia de Nice, França
Praia de Nice, França

Toda a costa litorânea tem muita história para contar, pois ao longo dos anos a região teve seu domínio muito disputado. Todas as cidades guardam em suas ruas, a história do crescimento de uma das principais nações européias e suas peculiaridades.