Viagem para Santiago de Cuba

Localizada a sudoeste de Cuba, conhecida pela arquitetura colonial e história revolucionária, Santiago de Cuba guarda maravilhas culturais e a alegria de um povo que sabe apreciar uma boa música!! Viaje para Cuba com a Travel Class e conheça Santiago de Cuba, você vai se encantar!

Saiba mais

Conheça Santiago de Cuba

Se uma cidade tiver alma, essa cidade é Santiago de Cuba! 

Fundada por Diego Velázquez de Cuéllar, em junho de 1514, e atualmente é a segunda cidade mais importante de Cuba. 

Famosa por sua influente e intensa vida cultural, alguns dos mais famosos músicos cubanos, incluindo os que fizeram parte do Buena Vista Social Club - famoso clube de dança e música da década de 40, nasceram em Santiago ou em seus arredores.  

Muitos heróis reverenciados, tradições musicais animadas e belíssimas praças!! 

Considerada o berço da Revolução Cubana, Santiago carrega diversos capítulos da história de Cuba. Foi lá que jovens revolucionários liderados por Fidel Castro tentaram pela primeira vez um ataque as forças do ditador Fulgencio Batista. E novamente, depois de alguns anos, Fidel regressou junto de outros 81 revolucionários no Iate Gramma, que culminou com o triunfo da Revolução Cubana, em janeiro de 1959. 

Sua proximidade com outras ilhas tropicais, como a Jamaica e Haiti, rendeu a Santiago de Cuba o título de "A cidade mais caribenha de Cuba"!!! A vibrante música, a arte e a arquitetura da cidade possuem características e um espírito de natureza distintamente caribenha. Não é à toa que Santiago é famosa por ser uma das cidades mais festivas e culturais de toda ilha. O povo de Santiago de Cuba se orgulha de sua herança, celebrando-a em festivais como “La Fiesta del Fuego“e o “Carnaval Santiaguero“. 

Música, diversão e muita história!  

A região exibe uma variedade de influências arquitetônicas, desde o imponente castelo El Morro (Patrimônio Mundial da UNESCO) até às sofisticadas casas coloniais do Parque Céspedes do centro histórico e à majestosa Basílica de Nuestra Señora de la Caridad del Cobre, o local de peregrinação mais sagrado de Cuba. 

Localizada no lado leste de Santiago, local reconhecido pela UNESCO, fica a Reserva da Biosfera de Baconao, uma plantação de café incrível.  A oeste estão as montanhas Sierra Maestra, o ponto mais alto da região.  Debaixo de água, naufrágios de navios da Guerra Hispano-Americana atrai mergulhadores e praticantes de snorkeling, enquanto uma viagem pelas margens das montanhas proporciona uma viagem perfeita com paisagens impressionantes! 

Faça o que fizer, não deixe de visitar a Casa de las Tradiciones, localizada no bairro francês.  Para uma noite de boa música cubana, o Tivoli é o lugar para estar.  Na maioria das vezes, os principais músicos cubanos vão ao Tivoli para se apresentar.  Perto do Tivoli fica a Casa de la Trova, uma linda casa dedicada a José "Pepe" Sanchez, um conhecido trovador cubano. 

Melhor época para visitar Santiago de Cuba! 

Existem duas estações bem definidas:

  • Seca (de novembro a abril); 
  • Chuvosa (de maio a novembro). 

A temperatura média é bastante agradável, média de 25°C. Se puder, evite os meses de agosto a novembro, pois há incidência de furacões.


Localização: Leste da ilha, lado oposto a capital Havana (cerca de 800 km); 

Aeroporto: Aeroporto Internacional Antonio Maceo  (SCU); 

Moeda: CUP (peso cubano - utilizado apenas pelos cubanos) e o CUC (peso conversível) - equivale aproximadamente (1 Euro = 1,30 CUCs; 1 Dolar = 0,89 CUCs);  

Idioma: Espanhol; 

Visto: Necessário, e pode ser adquirido na Travel Class; 

Código do telefone: 53; 

Eletricidade: 110V e 220V nos hotéis;  

Fuso horário: 02 horas a menos que o horário de Brasília.

Lugares imperdíveis de Santiago de Cuba: 

El Ayuntamiento 

Prédio da Prefeitura, construído em 1515, é enorme, branco e que, independentemente de sua restauração do século XX, conserva um requintado ar colonial. Foi ali que Fidel Castro proclamou, diante de milhares de pessoas, a vitória da revolução em 1º de Janeiro de 1959. 

Catedral de Nuestra Señora de la Asunción 

A grande catedral amarela e branca de duas torres foi construída no início do século XIX. Em seu interior, você vai encontrar obras magnificas, além da cripta que guarda os restos mortais do conquistador espanhol e fundador da cidade, Diego Velázquez. 

Castillo del Morro 

Localizado a aproximadamente 15 km ao sul de Santiago de Cuba, o formidável Castillo del Morro foi construído em 1638 como um forte para proteger a Baía de Santiago de piratas e outros visitantes não-desejados. Sua estrutura Medieval e Renascentista, que se projeta para o mar em um precipício rochoso, inclui cinco níveis de celas, passagens, pontes, canhões e espessas paredes – uma verdadeira riqueza da cidade! 

Santuário del Cobre 

Nas montanhas de Sierra Maestra, 18 km a oeste de Santiago - local das antigas minas de cobre, está localizado o mais solene Santuário del Cobre e a mais prestigiada igreja de Cuba! Construída em 1927, o lugar abriga a adorada imagem da protetora de Cuba: a Virgem da Caridade, ou Virgen de la Caridad. Conforme a lenda local, a estátua foi achada por três pescadores no início do século XVII, flutuando no mar. Atualmente, cubanos de todas as partes do país viajam ao local para contemplá-la. 

Cuartel Moncada 

Onde tudo começou! Logo que entrar no pátio do Quartel, você vai se deparar com as marcas deixadas pelo confronto entre as tropas do Movimento 26 de Julho contra o exército de Batista em contraste com a presença dos alunos da escola que substituiu o quartel desde que triunfou a Revolução, no ano de 1959. Vale ressaltar que a maioria dos quarteis das tropas de Fulgêncio Batista foram transformadas em escolas públicas após o triunfo da Revolução Cubana. Lá também funciona um pequeno museu - o Museo Histórico 26 de Julio - que conta a história de Cuba desde a década de 1950.

Com forte influência espanhola, ao longo dos anos Cuba passou a integrar condimentos e alimentos regionais, tornando seus pratos característicos de acordo com cada região da Ilha.  

Com solo muito fértil, frutas e legumes tropicais há em grande variedade! Por isso, são facilmente encontrados nos pratos regionais.  

No interior da ilha, a preferência é por carne de frango ou porco temperada com alho e limão, servidos com arroz e feijão preparados de diversas maneiras!!  

E é claro, por ser um país insular, os frutos do mar são abundantes em suas preparações!!! 

Rum, Cuba Libre e Mojito são algumas das bebidas mais tradicionais de Cuba. 

Separamos algumas sugestões de restaurantes em Santiago que você vai querer experimentar, veja só!  

Restaurante Aurora 

Poucos lugares conseguem combinar a tríade alimentação, ambiente e atendimento como o Aurora. Eleito por muitos como o melhor de Santiago de Cuba, oferece um grande leque de pratos originalmente cubanos! 

El Palenquito 

A cerca de 10 minutos do centro de Santiago você encontra este simpático restaurante, descritos me diversas revistas do ramo como um dos melhores lugares para jantar em toda Cuba, graças a sua tranquilidade e os ótimos pratos existentes. Com preços acessíveis, o churrasco é sua especialidade, e também possui um variado menu de pratos com frutos do mar!  

Compay Gallo 

Ir a um restaurante por conta do cenário que ele tem em volta é um convite e tanto para qualquer turista. Nesse restaurante, o cliente se sente em meio a um paraíso comendo ótimos pratos e bebendo excelente drinks, feitos a moda da casa. Seu ambiente é romântico, sendo apto para casais. 

St. Pauli 

Uma das grandes dificuldades que alguns recintos gastronômicos em Cuba têm é a falta de acessibilidade a língua inglesa. Por outro lado outros restaurantes tiram proveito dessa falha, elaborando ótimos pratos com o máximo de comodidade ao turista estrangeiro. St. Pauli é um exemplo de grande sucesso em Santiago de Cuba. 

Paladar Terraza 

A lagosta é um dos pratos que mais satisfazem os desejos dos turistas que vistam Cuba e suas cidades. Nesse restaurante, as pessoas que passam por Santiago de Cuba se deliciam com verdadeiras obras primas realizadas com esse famoso e pomposo fruto do mar. Seu ambiente é sofisticado e agradável. 

Num país com uma cultura tão rica como Cuba, sua vida noturna não poderia ser nada menos que agitada e convidativa! Confira as melhores casas noturnas e bares da região de Santiago de Cuba! 

Casa de La Trova 

Um dos poucos lugares projetados especificamente para o turista! Uma das casas mais frequentadas em todo o país, por conta de sua dança marcante e vários detalhes que encantam o lugar. 

Iris Jazz Club 

Escutar o som de um saxofone com classe, sofisticação e lisura, somente nesse lugar. Ele é um dos polos de Jazz mais visitados em todo o Caribe, muito por conta de sua estrutura fina e ambiente alegre e dançante! 

Tropicana Santiago 

O nome Tropicana virou rotulo de padrão máximo numa casa de shows, por conta do famoso espaço em Havana. Mas a mesma coisa pode ser encontrada também em Santiago de Cuba. A estrutura dos shows é um espetáculo à parte, são inúmeros detalhes que fazem parte desse cenário que encanta turistas há décadas. 

Pátio de Los Dos Abuelos 

Conhecer lugares onde a palavra animo é observada desde os primeiros movimentos enaltece a busca de adentar nesse ambiente agradável. Esse lugar é um exemplo de como isso pode ser feito. Toda a estrutura existente mostra o quanto dançar com alegria é importante e vital para a boa harmonização do recinto. 

Santiago Café Night Club 

Sentir a essência da música cubana, combinando com boas bebidas e um clima elegante e descontraído ao redor é o que grande parte dos turistas procuram. E isso pode ser visto nesse local, onde é notável a presença, de forma clara e limpa, da cultura cubana tanto no atendimento primoroso, quanto em toda a estrutura do local.

Mais detalhes sobre o destino

Moeda oficial Peso Cubano

Língua oficial Espanhol

Pacotes para Santiago de Cuba

Atendimento Personalizado

Quer realizar a viagem de sua vida? Preencha o formulário abaixo e tire todas suas dúvidas com um de nossos consultores!

Certificações

Traveller Made® Member Agency