Viagem para Nazca

É difícil imaginarmos como seria a civilização sem o advento da escrita. As linhas que permeavam pedras e solos norteou o avanço do homem. Em Nazca, essa evolução pode ser vista em detalhes.

Saiba mais

Conheça

Uma cidade tipicamente pré-colombiana

A cidade de Nazca, também conhecida como Nasca no português, localiza-se na costa sul do Peru, a 450 quilômetros ao sul da capital, Lima. Fundada no século XVI (a data é incerta, pois há quem diga que ela foi criada em 1548 e outros defendem que seu nascimento se deu em 1591), ela é um dos lugares mais icônicos, misteriosos, mágicos e encantadores de todo o Peru e também de toda a América Latina, já que ela representa o melhor de uma das mais evoluídas culturas pré-colombianas – a cultura nazca, que lhe dá nome.

Com 27 mil habitantes, ela não à toa é um imperdível destino turístico, que recebe visitantes do mundo todo. Os nazcas, que floresceram de 100 antes de Cristo ao século VIII da Era Comum, construíram ali patrimônios incríveis, que chamam a atenção de qualquer turista. Há desde os magníficos aquedutos, que formam uma das mais sofisticadas obras de engenharia da América pré-hispânica, até as misteriosas Linhas de Nazca. Consideradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1994, essas Linhas são um dos mais incríveis pontos turísticos de Nazca, por serem grandes marcas gravadas nos vales da região que representam animais e seres místicos. Impressionantes, elas se espalham por quilômetros e intrigaram diversos arqueólogos, como a alemã Maria Reiche, uma das principais estudiosas da cultura nazca, que realizou célebres pesquisas sobre as Linhas a partir da década de 1940.

Por isso, fazer uma viagem para Nazca é conhecer uma cidade marcada por seu histórico pré-colombiano, por sua trajetória mágica e por um povo que, embora não exista mais, ainda está presente nas ruas, na cultura, no artesanato, na alegria e no misticismo da cidade. Às vezes escondida e ignorada pelos estrangeiros que visitam o Peru, muitos deles à procura da opulência inca de Macchu Picchu e Cuzco, ela é um destino que merece receber a atenção de qualquer viajante, principalmente daqueles que são ávidos por lugares marcantes e inesquecíveis.


Aeroporto: Aeroporto Maria Reiche Neuman (NZC).

Moeda: Novo sol.

Idioma: Espanhol.

Visto: Não é necessário.

Vacinas: Não são necessárias.

Código do telefone: 51.

Eletricidade: 220V.

Fuso horário: 02 horas a menos que Brasília.

Melhor época para visitar: De junho a agosto.

Linhas e Geóglifos de Nazca

Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1994, esse lugar é um dos mais incríveis pontos turísticos do Peru e de toda a América Latina. Afinal, é ali que as chamadas “Linhas de Nazca” foram criadas e gravadas no solo, sendo incríveis marcas da cultura pré-colombiana nazca que datam de 500 antes de Cristo ao século VI da Era Comum. Espalhadas por uma área de 80 km de extensão, elas representam macacos, aranhas, serpentes, peixes, tubarões e lagartos, trazendo um ar místico e mágico à região.

Aqueduto de Cantalloc

Quer conhecer um pouco da engenharia do povo nazca, um dos mais evoluídos e modernos dos povos pré-colombianos? Então você precisa conhecer esse complexo de aquedutos, que tinham como função transportar a água para as cidades nazcas construídas na região, uma das mais áridas do mundo. São poços, estruturas e incríveis córregos, que mostram a criatividade e a inteligência do Peru pré-hispânico.

Cahuachi

A cidade cerimonial de Cahuachi é um incrível patrimônio nazca da região. Construída perto dos Andes centrais, a 28 quilômetros do centro de Nazca, ela tem diversas estruturas construídas em adobe, um material bastante comum entre os pré-colombianos e os espanhóis na América Latina. A cidade data do século I ao VI depois de Cristo, tendo sido um importante centro cultural, político e econômico dos nazcas, em virtude de sua magnificência arquitetônica.

Chauchilla

Chauchilla é o nome dado a um antigo cemitério nazca, onde diversas pessoas desse povo pré-colombiano foram enterradas. O incrível é que muitas foram naturalmente mumificadas, o que dá ao lugar um aspecto misterioso e inusitado. Vale conhecer esse lugar, desvendar e se espantar com suas múmias e ainda descobrir um pouco mais da cultura nazca, tão marcante na região.

Casa Museo Maria Reiche

A casa onde viveu Maria Reiche, uma arqueóloga e matemática germano-peruana, é um dos atrativos do centro histórico de Nazca. Ela, que foi a responsável pelos célebres estudos a respeito das Linhas de Nazca e de toda a civilização pré-colombiana que ali viveu, morou numa casa simples, porém repleta de história, onde estão expostos objetos e artefatos que marcaram a vida dessa grande mulher.

Rico Pollo

Em sua viagem para Nazca, não deixe de conhecer os maravilhosos frangos do Rico Pollo. Servidos por uma equipe atenciosa e ágil, eles estão disponíveis em várias versões, com muitos acompanhamentos. Independentemente da escolha, eles são muito saborosos, sendo marcados por aromas intensos e por um tempero ricamente peruano.

La Encantada

Ali o foco é a comida peruana de raiz, com diversos pratos de uma das culinárias mais populares e admiradas do mundo. Em seu ambiente agradável e moderno, com direito a muita madeira e paredes de pedra, peça o delicioso ceviche. Trata-se de um ensopado de peixe feito com caldo de limão. Uma delícia! Também há a famosa sopa criolla, ideal para as noites mais frias.

Limon & Sazon

Outro restaurante de Nazca focado na boa e velha comida típica do Peru, o Limon & Sazon tem como destaque os temperos, os aromas e as múltiplas cores dos pratos. São refeições feitas com ingredientes pescados na costa sul do Peru ou com matéria-prima vinda de pequenos fornecedores do próprio país. Tudo uma delícia, com direito a um belo e aconchegante ambiente.

Mamashana Café Restaurante

O ambiente rústico pode parecer desconfortável, mas a verdade é que ele é super confortável e aconchegante. Ali, entre um café e outro, pratos deliciosos fazem a festa de turistas que querem comer bem e sem gastar muito. Há carnes, frango com champignon, caldos diet, porções de batatas fritas e um maravilhoso bolo de chocolate de sobremesa. Ah, e as porções são muito fartas!

Chifa Guang Zhou

Comida asiática em Nazca? Isso mesmo, o Chifa Guang Zhou é uma ótima opção para quem gosta de culinária chinesa legítima, tendo deliciosos pratos feitos por descendentes e imigrantes do extremo-leste do mundo. A ambientação é pequenina e simplória, mas o que vale mesmo é o sabor das refeições, servidas a preços bem camaradas e convidativos.

Roky’s

Esse bar-restaurante é perfeito para quem quer passar a noite comendo e bebendo bem. Ali, há ótimas parrillas, isto é, carnes grelhadas, que podem ser acompanhadas por várias cervejas, como opções artesanais do Peru e importadas. Há muitos locais ali, logo dá para conhecer gente nova e ainda se divertir como um autêntico morador de Nazca.

La Taberna

Outro bar-restaurante maravilhoso de Nazca, ele foca em comida peruana de raiz e em drinks saborosos. Há frango com cebolas, arroz com carne e muitas opções com peixes e frutos do mar. Quem mais frequenta o lugar são turistas, que enchem de zum-zum o lugar até altas horas da noite. O serviço é bastante atencioso e rápido.

Nazca Lodge

O próprio nome já diz tudo: é um ambiente sofisticado e moderno para quem quer beber bem. Nada de drinks convencionais, pois ali o foco são coquetéis de qualidade, feitos com maestria e talento. Também há acepipes e alguns pratos para acompanhar as bebidas, que são entornadas por locais e turistas.

El Portón

O bar é bem grande e muito conhecido em Nazca. O motivo? Ele tem música ao vivo, deliciosos pratos, muitas opções de cerveja e ainda é o point de turistas depois de um dia inteiro de passeios e tours pela cidade. Há vários tipos de comida no cardápio, não só da culinária peruana, como também da gastronomia mundial. As tenras carnes e as massas valem a pena.

Treffpunkt

Ali o serviço acontece do raiar do sol até as altas horas da noite. Locais se reúnem para um café da manhã ou então para se divertirem nas noites frias da região, com direito a muitas bebidas e ótimas comidas. Há desde drinks e cervejas até sobremesas, cafés e fantásticas tortas, que valem a pedida. O ambiente é acolhedor, com sofazinhos de couro e quadros pendurados nas paredes.

Certificações

Traveller Made® Member Agency